Dicas e truques para lavar roupa like a boss!

Dicas e truques para deixar o processo de lavar roupa muito mais agradável e funcional!

Lavar roupa é o seu drama doméstico? Fica assim não... A gente te mostra como deixar essa tarefa menos terrível :-P

Tem gente que não liga, tem gente que odeia, mas uma coisa é fato: se o processo de lavar roupa não for feito da melhor maneira possível, pode trazer uma série de dores de cabeças pra gente, como roupas manchadas, relaxadas ou até mesmo rasgadas. E mau humor, que é o pior efeito de todos. :-/

Mas, assim como na hora de lavar a louça, dicas e truques podem te ajudar a evitar desastres, ou pelo menos a facilitar ua vida! :-)

Nunca deixe de ler essa etiqueta!

Leia a etiqueta:

Tem muita roupa que a gente já sabe o que fazer, como lavar, etc. Mas tem roupa que não. Nesse caso, o primeiro passo é ler as instruções de lavagem nas etiquetas das roupas.

Sim, a gente sabe que pode estar tudo em inglês, e até em chinês. Mas os símbolos, estes são internacionais. Se você ainda tem dúvidas no que todos aqueles símbolos significam, o dcoracao.com disponibilizou um pôster bem lindo para imprimir, colocar em cima da máquina de lavar, e assim ter essas informações sempre por perto!

Entre as informações que constam nas etiquetas: se a peça pode ou não ser lavada com água, se pode ir à máquina ou se deve ser lavada à mão, a temperatura máxima permitida na lavagem e a temperatura máxima na hora de passar. Não ignore essas informações!

lembre-se sempre: roupas brancas x roupas pretas x roupas coloridas

Separe as peças:

Misturar roupas claras e escuras é uma das principais causas de manchas, por transferência de cor de uma peça para outra. As peças devem ser lavadas de acordo com a cor:
  • brancas com brancas
  • tons claros e médios
  • tons escuros e pretas
  • roupas que soltam tinta: separadas de tudo
Como descobrir se uma roupa solta tinta:

Comprou aquela camisa vermelha maravilhosa, mas, na hora de lavar, ficou em dúvida se ela solta tinta? Dá pra descobrir isso rapidinho: coloque um pouco de água em um balde e mergulhe a peça lá dentro. Deixe por 15 minutos. Caso a água fique colorida, sinal de que a peça solta tinta. Caso tenha medo de misturá-la a outras peças, você pode tanto lavá-la à mão quanto seguir essa dica da Flávia Ferrari:


Use saquinhos para as roupas delicadas:



Hoje em dia algumas máquina já vêm com um compartimento especial para colocar peças íntimas e delicadas. Mas, se esse não for o caso, não hesite em comprar um (ou vários!) daqueles saquinhos especiais para esse tipo de roupa (tem em lojas populares, lojas de utilidades domésticas, etc). Eles são baratinhos e quebram um bom galho ;-)

Os saquinhos também protegem as outras roupas das roupas delicadas ;-), pois evitam que o gancho do sutiã fure a camiseta, por exemplo.

Encha a máquina de lavar:

Procure lavar apenas máquina cheia (de acordo com o máximo do fabricante). Assim você evita desperdício de água e energia elétrica.


Use a dose certa de sabão para roupas:

O excesso de sabão (em pó ou líquido) pode deixar as roupas esbranquiçadas, duras e difíceis de passar. Uma dica? Sempre erre para menos, nunca para mais. :-)


Você também pode não usar sabão nenhum para as roupas menos sujas. Muita gente vem reduzindo incrivelmente a quantidade de sabão para lavar roupas, sem prejuízo do resultado. (Tal como o shampoo, no-poo e low-poo.)

Se não confiar muito em lavar sem sabão e sem nada, as eco-balls fazem um ótimo trabalho com roupas não-sujas de gordura. São diversos modelos (como as da imagem acima), disponíveis em lojas de utilidades domésticas, e tipo Aliexpress. (Na imagem as bolinhas da direita, embaixo, são para tirar pelos.)

Outra opção ecológica e que funciona muito bem na hora de lavar roupas é o vinagre. Veja todas as dicas aqui.

♥︎ Veja também dicas pra hora de passar as roupas.
♥︎ Você também tem alguma dica infalível para tornar a lavagem de roupas mais eficiente? Contra pra gente aqui nos comentários, vai!

Imagens via: 1//2//3//4
Dicas e truques para lavar roupa like a boss! Reviewed by vivianne pontes on 4/04/2016 Rating: 5
Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.