VEJA TAMBÉM:

cozinha

Dicas para lavar a louça de maneira rápida, eficiente e melhor!


Lavar a louça é um martírio para você? Te ensinamos vários truques pra tornar essa atividade menor pior.

Um belo dia, numa conversa aqui na redação do Casa&Cozinha, descobrimos que cada uma tem uma "mania" diferente na hora de lavar a louça. Aprofundando a conversa, descobrimos uma série de passos que se complementam e tornam essa hora do dia menos tormentosa, mais rápida e mais eficiente \o/. Vem ver!

Antes, guarde a louça de antes: Tire todas as louças que já estão secas do escorredor. Guardar a louça anterior facilita na hora de realimentar o escorredor, e você não vai ter que enxugar que já estavam secas.

Organize a pia: Organize a pia, é bacana colocar os pratos dentro da pia, e os copos (que serão lavados primeiro) fora. Assim a água que lava os copos já vai limpando os pratos. Ah! Não se esqueça de antes limpar - com um guardanapo (que pode até estar usado) ou um garfo - os pratos, tirando excesso de gordura e resto de comidas, que vai pro lixo.

Detergente + água = vida

Primeiro os copos: Lavar o que tem mais gordura primeiro engordura todo o resto. O melhor é lavar o que está mais limpo, que também já vai limpando o resto. ;-) O que é a nossa próxima dica!

Primeiro o detergente, depois a água: Velha dica que ajuda na hora de economizar a água e a tornar o processo mais rápido. Divida seu trabalho em etapas: primeiro esfregue o detergente em tuuuudo. Depois enxague. Assim: primeiro esfregue todos os copos, e enxague. Depois todos os pratos, e enxague de uma vez só, etc.

Com um escorredor lindão como esse, tem nem como não sentir vontade de lavar a louça

Organização é a palavra-chave: Essa dica é pra quem é master-organizado. Se você também tem agonia de escorredores desorganizados, na parte dos prato, coloque do maior para o menor (assim, não corre o risco do prato de comida ficar caindo por cima do de sobremesa por não ter apoio). Caso o seu escorredor de talheres também tenha divisória, é legal guardar em cada divisória um tipo (já separe em grupinhos - como na foto-  cada talher na hora em que estiver passando detergente, pra agilizar o processo). Pode parecer exagero, mas isso ajuda também na hora de guardá-los quando estiverem secos (não precisa ficar catando uma colher em cada lugar)

Cubra a louça recém-lavada: Se na sua casa costuma ter mosquinhas de fruta, é legal cobrir o que está limpinho, né? Ninguém merece essas patinhas que sabe-se lá onde andaram :-P. Você pode usar um pano de prato que já é suficiente.


Dica para o detergente durar mais: Quem nunca entrou no banho, viu que não conseguia tirar nada do condicionador, mesmo esmagando a embalagem, misturou um pouquinho de água com o que tinha de produto grudado nas paredes da embalagem e conseguiu um resultado relativamente bom? Então, é mais ou menos essa premissa que você vai aplicar no detergente, mas ele não precisa estar no finzinho. O produto é bastante concentrado para aquelas limpezas bem hard, o que quase não acontece nas casas comuns. Por isso misturar um pouco (UM POUCO, até 30%) de água nele não faz mal algum.

Dica para o detergente durar mais II: Uma boa ideia é colocar o detergente numa daquelas embalagens de sabonete líquido com bico dosador. Facilita que não exageremos na dose e por isso economiza detergente.

Sobre esponjas:
 Óbvio que a esponja é essencial, mas você sabia que é bem mais higiênico ter uma para o copo e outra para os pratos (e até tem quem use uma terceira para as panelas). Sabe porque? Porque copos ficam bem menos engordurados, e usar a mesma esponja dos pratos pode fazer com que seja mais difícil lavá-los. Você acaba usando mais sabão e mais água.

Tem várias maneiras de fazer essa divisão de esponjas, para saber diferenciá-las: você pode cortar uma ao meio (aí você ainda tem duas esponjas), comprar de cores diferentes ou só fazer um corte na lateral. Ou até mesmo usar a nova pros copos e quando ficar velha pegar outra nova pros copos e passar a anterior (mais velhinha) pros pratos e panelas. Aqui a gente faz assim!

O toque final: Bom, depois de ter perdido hooooras do seu dia lavando a louça (mentira, são só alguns minutinhos, mas que parecem uma eternidade, parecem :-P). Nada a ver deixar a pia toda esculhambada né? Por isso, com a ajuda de um rodinho, leve para dentro da pia todo o excesso de água que respingou na bancada e limpe o ralo. Pronto, agora dê um passo para trás e se orgulhe de ver a sua pia brilhando (e espere cinco segundos até que alguém coloque um copo sujo sobre ela).

Podem parecer loucura todos esses passos, mas, quando você pega o hábito, faz tudo de maneira rápida e automática, economizando tempo, água e sabão.

Você também tem alguma dica que faz toda a diferença na hora de lavar a louça? Conta pra gente, sempre gostamos de aprender um truque novo!
Dicas para lavar a louça de maneira rápida, eficiente e melhor! Reviewed by dcoracao.com - redação on 1/07/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.