VEJA TAMBÉM:

cozinha

Como acabar com os cupins: soluções caseiras e convencionais


Os cupins estão tirando você do sério? Tem como dar jeito nisso com soluções caseiras. A gente te ajuda, pode vir ;)

Cupim pode ser um problema para quem tem móveis de madeira, livros, papéis, discos de vinil, fotografias, ufa! Não tem nada que escape. O prejuízo de conviver com esses insetos debaixo do mesmo teto pode ser grande.

Se você chegou aqui via busca é provável que já sofra com os danadinhos faz tempo. Se não, de todo modo, é bom se prevenir. Afinal é nesta época do ano (de novembro a março) que eles atacam com mais força, já que saem da toca para acasalar.

Separamos algumas soluções para acabar (ou pelo menos controlar) essa praga. Vem!

Antes de querer acabar com eles é preciso descobrir onde eles se escondem. Mas como encontrar a colônia de cupins?

Cupins vivem em galerias, por isso é tão difícil encontrar um deles passeando pela casa. Eles são insetos que vivem em colônias. Acontece que, depois que eles comem, liberam fezes que se parecem muito com pó de madeira. Desta maneira fica mais fácil descobrir onde eles estão: basta seguir o rastro da "poeirinha". Sim, é isso mesmo! Aquela areinha de cupim é cocô!

Outra maneira de encontrar uma colônia é fazer uma busca na casa, procurar buracos na madeira, pisos soltos, fendas na parede. Se ficar desconfiada basta bater na madeira para checar espaço ocos, ou empurrar com uma chave de fendas. A madeira saudável não deve ceder à pressão. Se cair ou voltar pedaços, você pode ter um inquilino: o cupim.

Agora que você já encontrou os monstrinhos, como matar os cupins? Antes de partir para os inseticidas convencionais, vamos conhecer algumas alternativas menos agressivas?

SOLUÇÃO PARA ACABAR COM CUPINS #1: VINAGRE

O vinagre pode ser usado puro ou diluído em água, numa proporção de 1:1 (uma parte de vinagre e uma igual de água). Ele mata os cupins e previne a chegada de outros para recolonizar o local. Uma dica é fazer aplicações repetidas.

Como fazer: Em uma garrafa com tampa spray faça uma mistura meio a meio de vinagre e água, ou use o vinagre puro mesmo. Depois é só misturar e pulverizar o local onde os danadinhos estão instalados.

Funciona? Sim, se você for persistente, ou se a infestação estiver no começo e não for grave.


SOLUÇÃO PARA ACABAR COM CUPINS #2: ÓLEO DE CRAVO

Como fazer:  Para cada 100 ml de água ou óleo de coco use 10 gotas de óleo de cravo. Caso o problema esteja no piso, coloque algumas gotas da essência em um balde com água e passe um pano úmido com a mistura quando for terminar a limpeza. De quebra sua casa vai ficar perfumada.

Onde encontrar:  Lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, lojas de bricolagem e casas especializadas em materiais para fazer perfumes e produtos de limpeza.

Funciona? O óleo de cravo consegue ser eficaz em casos iniciais de infestação.

SOLUÇÃO PARA ACABAR COM CUPINS #3: ÓLEO DE LARANJA


O simples contato com o óleo de laranja já mata os cupins. O óleo de laranja não agride o meio ambiente, não é tóxico para humanos nem pets, por isso pode ser usado com tranquilidade por quem tem bichinhos de estimação circulando livremente pela casa. Além de tudo é biodegradável!

Como fazer: Compre o óleo em spray para facilitar a aplicação, ou vidros maiores - geralmente de 1 litro - caso você precise embeber com óleo a parte atingida. Se a ideia for apenas prevenir, basta usar o óleo na hora da faxina, passando nos móveis com um pano.

Onde encontrar: Lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação, casas de bricolagem e casas especializadas em materiais para fazer perfumes e produtos de limpeza.

Funciona? Sim, funciona. Mas é recomendado apenas para focos pequenos de cupim.


SOLUÇÃO PARA ACABAR COM CUPINS #4: QUEROSENE, LUBRIFICANTE ou DESENGRIPANTE

Querosene é uma ótima arma contra os cupins, mas por ser um produto tóxico deve ser usado com cuidado e proteção. Óleos lubrificantes e desengripantes (como o famoso WD40), também.

Como fazer: Basta passar o querosene no local atingido pelos cupins, ou encharcar a peça, caso as colônias sejam muito grandes. No caso dos lubrificantes, a própria embalagem spray facilita a aplicação, mesmo nos cantinhos mais difíceis. Como estas substâncias grudam no corpo dos insetos, eles acabam morrendo sufocados.

Onde encontrar:  Lojas de bricolagem, lojas de tinta e artigos para reformas ou na seção de apetrechos para automóveis do supermercado.


CUIDADO:  Mantenha as crianças e os bichinhos longe.

Funciona? Sim, mas não é a melhor solução.


SOLUÇÃO PARA ACABAR COM OS CUPINS #5: BORATO DE SÓDIO / BORAX

O borato de sódio é um pozinho branco. Quando os cupins o comem não conseguem mais digerir alimentos e acabam morrendo.

Como fazer: separe um recipiente com capacidade para cinco litros, e que tenha tampa bem firme. Para 4 litros de água adicione 450g de borato de sódio. Tome cuidado, o ideal é usar luvas e óculos de proteção. Esta mistura deve ser borrifada na área onde estão os cupins.

Onde encontrar:  Farmácias de manipulação, casas de produtos agropecuários ou, por exemplo, no Mercado Livre.

CUIDADO:Mantenha as crianças e os bichinhos longe.

Funciona?
 Sim, mas o material não é muito fácil de achar.

SOLUÇÃO PARA ACABAR COM OS CUPINS #6: INSETICIDA

Um inseticida líquido (como Jimo cupim) é a última alternativa para matar os cupins. Geralmente eles são encontrados em forma líquida e devem ser aplicados conforme a orientação do fabricante.

Como fazer: Antes de tudo leia a bula do produto e siga as medidas de segurança, que costumam incluir luvas e óculos de proteção. A vantagem aqui é que o produto protege o material por muitos anos contra vários insetos e outros microorganismos.

No caso do Jimo, a aplicação deve ser feita com pincel ou pulverizador, ou ainda com uma seringa.

CUIDADO:  Mantenha as crianças e os bichinhos longe.

Funciona? Sim, definitivamente funciona. Se esta última solução não funcionar, dificilmente se doma a praga.

Agora é só arregaçar as mangas, escolher uma das opções e mãos à obra. Depois volta para contar pra gente como se saiu. :-)

♥︎ Seu problema não é com cupins? Pois saiba tudo sobre como se livrar das formigas aqui. #repelente

Como acabar com os cupins: soluções caseiras e convencionais Reviewed by dcoracao.com - redação on 11/26/2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.