VEJA TAMBÉM:

cozinha

Limpeza ecológica: 26 maneiras de usar vinagre na limpeza da sua casa, economizar e ainda ajudar a natureza!

Vinagre: produto de limpeza versátil

Cansou dos produtos de limpeza que são agressivos para o meio-ambiente? Tá querendo economizar um pouco no mercado? Então tá na hora de conhecer melhor o vinagre!

Quando você pensa em produtos de limpeza, o que vem logo na cabeça? Tá tudo caro! E depois? É agressivo para a pele, dá alergia, é ruim para o bichinho de estimação... O que fazer, então? Bem, existe uma opção, capaz de limpar quase tudo dentro de casa, que não faz mal a ninguém e por um preço super amigo: o vinagre! Achou maluquice?

Pois saiba: com o aumento pelo interesse por produtos ecológicos no mercado, o vinagre tem emergido como um herói entre agentes de limpeza. Basta procurar por vinagre no Pinterest, e fica claro. O vinagre tá tranquilo de usar, tá favorável! ;-)

Então vem que te mostramos 26 maneiras de usar o vinagre na limpeza da casa, te damos várias receitas, e ainda te explicamos tim-tim-por-tim-tim as razões dele funcionar. ;-) Dá a mão aqui e vem com a gente! :-)


26 MANEIRAS DE USAR O VINAGRE PARA LIMPAR A SUA CASA

Vinagre para dar uma geral na limpeza casa:

1. Como tirar cola de adesivo com vinagre: Sabe aquela mancha de cola de adesivo que não sai nem por um decreto do Papa? Então, aplique um pouco de vinagre puro por cima e deixe agir por 10 minutos, antes de limpar. É o fim do sofrimento \o/

2. Como acabar com o mau odor com vinagre: Para remover maus cheiros de um quarto ou de um armário, deixe uma vasilha aberta com vinagre durante a noite no ambiente fechado. Fica a dica: quanto maior o diâmetro da vasilha, melhor. E adeus cheiro ruim!

3. Como remover manchas de tapetes e colchões com vinagre: Ihhh... Manchou o tapete ou o colchão? Primeiro, muita calma, vai ficar tudo bem! Seque bem a área manchada e aplique a RECEITA #1 (ali embaixo)☟. Deixe agir por cerca de dois minutos e seque com uma toalha. Se for preciso, repita até a mancha sumir por completo. Só não funciona com manchas de tinta, sangue e sorvete.

4. Como limpar manchas difíceis com vinagre: Para manchas mais resistentes, use a mistura da RECEITA #2, e proceda como na dica #3 acima.

5. Como limpar janelas com vinagre: Para limpar janelas, nada de produtos caros e específicos: utilize a mistura meio-a-meio de vinagre e água! RECEITA #1 (ali embaixo)☟Borrife e seque com uma folha de jornal ou um pano que não solte fiapos.

Vinagre: produto natural para limpar a casa


6. Como polir prata, cobre ou bronze com vinagre: Tem objetos de prata, cobre ou bronze que precisam de um brilho? Utilize a RECEITA #3 (ali embaixo)☟. Aplique no metal e deixe descansar por pelo menos 15 minutos. Enxágue, e esfregue com um pano macio para dar polimento.

7. Como limpar o chão com vinagre:  Pisos que não levam cera podem ser limpos facilmente com vinagre. Utilize a RECEITA #4 (ali embaixo)☟. O resultado é uma superfície brilhante! Nesse post aqui tem mais dicas de como limpar todos os tipos de chão!

8. Como limpar desentupir ralos com vinagre: Para desentupir um ralo você pode jogar bicarbonato de sódio no ralo, e despejar o vinagre por cima. Isto vai criar um "efeito vulcão". Os dois serão combinados para criar dióxido de carbono e água, aumentando a pressão no cano, com a retirada da parte do material de entupimento.

Vinagre para limpar o banheiro:

9. Como tirar manchas do vaso sanitário com vinagre: Para deixar o seu vaso sanitário sempre limpinho, borrife bastante vinagre puro sobre as manchas, deixe agir por 15 minutos e limpe no final. Sai tudo, como num passe de mágica ;-)!

10. Como acabar com o mofo no do banheiro com vinagre: Para prevenir mofo, esfregue vinagre nas paredes do boxe (off-topic: a grafia correta em português é "boxe", mas todo mundo esceve box, né? :-/), nas cortinas e nos rejuntes. De quebra, isso ainda deixa tudo mais fácil de limpar, porque ajuda a dissolver a gordura (ou seja, dá pra repetir esse truque na cozinha também!).

Vinagre para a limpeza na e da cozinha:

11. Como espantar as formigas com vinagre: A gente sabe como elas podem ser bem irritantes. Para não precisar se estressar com elas, use spray de  vinagre puro nos batentes de portas e janelas e na pia da cozinha (desde que ela não seja de mármore ou granito). Aliás, use em qualquer lugar onde as formigas gostem de aparecer! Acredite, elas vão evitar passar por ali. Uma outra maneira de combatê-las é com essa misturinha de cravo que nós ensinamos aqui. De quebra, ainda deixa o ambiente perfumado. Use os dois truques para potencializar o tratamento!

12. Como tirar o cheiro ruim da pia com vinagre: Adivinhou já?! Aposte no vinagre! Jogue 1 xícara desse ingrediente pelo ralo.

13. Como tirar cheiro ruim das mãos com vinagre: Se você tem o hábito de cozinhar, sabe o cheiro que fica nas mãos depois de picar temperos ou limpar peixe? Pois bem, limpe suas mãos com vinagre! Some até com aquele rastro chato de cebola e alho, e as manchas de limão.

14. Como limpar tábuas de corte de madeira com vinagre: Taí um item da cozinha que costuma causar preocupação na hora de ser higienizada. Mas pode ficar tranqs, que o nosso amigo vinagre resolve o seu problema, não deixando nenhum resíduo impróprio para o consumo.

15. Como tirar cheiro ruim de vasilhas de plásticos com vinagre: Ihhhh! Esqueceu a comida naquele potinho na geladeira e, quando você foi limpá-lo o cheiro ficou impregnado?! Coloque um pouco de vinagre dentro das vasilhas e deixe agir por meia hora com ela tampada, depois enxague. É tiro e queda ;-)!

16. Como tirar cheiro de queimado da cozinha com vinagre: Queimou o feijão? O bife? O bolo? E as visitas já estão chegando?! Para disfarçar o cheiro, ferva água com vinagre.

17. Como limpar eletrodomésticos: O vinagre limpa e remove gordura da geladeira, microondas, coifa, fogão e tudo mais que for metálico na sua cozinha. Use puro, num pano limpo, e comprove.

18. Como limpar o microondas com vinagre: Para limpar o microondas, misture em uma vasilha 2 colheres (sopa) de vinagre e uma xícara de água. Aqueça por 3 a 5 minutos, e mantenha fechado por mais 5 minutos. Além de tirar o mau cheiro vai facilitar a limpeza de restos grudados nas suas paredes. :) Essa dica também funciona com suco de meio limão (ao invés do vinagre) na xícara de água.

19. Como limpar a máquina de lavar com vinagre: Para tirar o resíduo de sabão da máquina de lavar, deixe bater um ciclo com um copo de vinagre. Economize água usando o nível baixo.

Vinagre para a limpeza das roupas:

20. Como evitar que as roupas soltem tinta: Tem uma peça de roupa que solta muita tinta? Coloque de molho na água com um pouco de vinagre antes da lavagem e aí você nunca mais precisará lavá-la na mão separadamente de novo (mas não custa fazer 1 teste antes pra ter certeza que ela parou de soltar tanta tinta, deixando de molho apenas na água depois do tratamento com vinagre).

21. Como remover manchas difíceis com vinagre: Muitas manchas podem ser removidas com vinagre: café, chocolate, ketchup, geléia, cola e até mesmo vinho são algumas delas. Para aplicar, umedeça a mancha com vinagre morno, esfregue com cuidado e depois lave. Se for preciso repita a operação até sumir por completo.

22. Como deixar suas roupas mais brancas com vinagre: Quer aquele "branco mais branco" mas não tem espaço para quarar suas peças? Adicione meia xícara de vinagre ao amaciante na hora de enxaguar. Não se preocupe, porque que não deixa cheiro :-)!

23. Como tirar mofo das peças de couro: Esqueceu a jaqueta, a bolsa ou a bota de couro no armário e, quando foi usá-la, estava toda mofada?! Não precisa se desfazer da peça não! Esfregue um algodão embebido em vinagre que, na hora, o indesejável desaparece!

24. Substitua o amaciante por vinagre:
 Use aproximadamente 100 ml de vinagre para cada cinco quilos de roupas. A gente jura que a roupa fica macia e não fica com cheiro de salada! :-)

Vinagre para os bichinhos de estimação:

25. Como limpar os acessórios do bicho de estimação com vinagre: Para quem tem animaizinhos em casa o vinagre é uma solução de limpeza que não vai causar mal a eles. Use para lavar a caminha, limpar os lugares preferidos e na higiene dos potes de água e ração. Higieniza, desengordura e não tem risco de dar alergia.

26. Como evitar que o seu cachorro fique se coçando: O cachorro não para de se arranhar coçando a orelha? Limpe com um pano umedecido em água morna com vinagre. Ajuda a remover a oleosidade excessiva, minimizando a coceira. Se não passar com a higiene, procure um veterinário.

Gostou das dicas? Mas calma lá, hein. Tem também 6 lugares onde não pode usar vinagre de jeito nenhum. Afinal, o produto que pegamos tão fácil na prateleira do mercado é uma forma do ácido acético e algumas superfícies não se dão bem com ele.

Vinagre branco


ONDE NUNCA USAR O VINAGRE PARA LIMPAR A SUA CASA

1. Não use em granito, mármore e pedra: O ácido do vinagre pode acabar corroendo essas pedras. Nesse caso, prefira sabão neutro diluído em água morna. Se o seu piso for de pedra, veja aqui o que você pode fazer.

2. Não use para limpar sujeira de aparelhos eletrônicos: Não use para limpar a tela do seu smartphone ou laptop. É que provavelmente eles têm uma fina camada de revestimento oleofóbico, que limita impressões digitais e manchas. Vinagre pode remover esta camada, e além de manchar mais, seu aparelho vai perder sensibilidade.

3. Não use para limpar o ferro de passar: O vinagre pode danificar partes internas de ferros a vapor. Na intenção de limpar, você pode acabar estragando seu eletrodoméstico. Melhor não arriscar.

4. Não use pisos de madeira maciça ou superfícies enceradas: Você nunca deve usar vinagre em superfícies enceradas. O vinagre só vai retirar a cera, anulando o brilho. (Mas o vinagre é uma ótima opção se você quer remover uma antiga camada de cera antes de aplicar uma nova.) Além disso, alguns pisos de madeira se comportam muito bem com vinagre, outros nem tanto. Nossa dica é testar antes em um pedaço pequeno do piso, que não vá chamar atenção se ficar manchada. Procurando como limpar piso de madeira maciça? Veja aqui!

5. Não use para limpar todas as manchas: Manchas de tinta, sorvete e sangue não saem com vinagre. Elas penetram no tecido muito rápido e não costumam reagir bem ao produto. Nesses casos, tente um tira manchas tradicional. Se a mancha for de sangue, aplicar água oxigenada antes de lavar resolve. Outra coisa: se você deixar cair um ovo ou respingar em algum lugar enquanto estiver cozinhando, fuja do vinagre. O ácido faz com que o ovo coagule e deixe tudo mais difícil de limpar.


RECEITAS COM VINAGRE PARA LIMPAR A SUA CASA

     RECEITA #1: MISTURA COM VINAGRE PARA LIMPEZA UNIVERSAL
  • 1 parte de água (metade de qualquer volume escolhido)
  • 1 parte de vinagre (metade de qualquer volume escolhido)

     RECEITA #2: MISTURA COM VINAGRE PARA MANCHAS RESISTENTES
  • 1 colher (chá) de vinagre
  • 1 colher (chá) de detergente
  • 1 xícara de água morna.

     RECEITA #3: PASTA COM VINAGRE PARA POLIR METAIS
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 xícara de vinagre
  • Adicione farinha de trigo até formar uma pasta (1/4 de xícara mais ou menos)

     RECEITA #4: SOLUÇÃO COM VINAGRE PARA PISOS QUE NÃO LEVAM CERA
  • 1 xícara de vinagre
  • 5 litros de água

CURIOSIDADES E TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER: POR QUE O VINAGRE FUNCIONA NA LIMPEZA?

  • Por que o vinagre funciona para limpar? Como é sua ação?
Bem, antes de tudo é preciso entender: o que é o vinagre? O vinagre é uma mistura de (geralmente) entre 4-5%* de ácido acético  (CH 3 COOH) diluído em água. Este ácido é versátil e se mistura facilmente com água, óleo, álcool e quase qualquer outro tipo de líquido, mesmo gasolina.

Quando é dissolvido em água, o ácido acético se divide em 2 componentes, o hidrogênio e o acetato. O hidrogênio é um fanfarrão, um bracinho extendido que tenta se agarrar a qualquer molécula que vê na frente, enfraquecendo a estrutura dessa molécula. É mais ou menos como se o hidrogênio fosse um peteleco em um castelo de cartas, sabe? Estes hidrogênios/petelecos atuam nas manchas (que são as moléculas, no caso), fazendo com que seja fácil removê-las.

O componente de acetato tem outro bracinho (um elétron extra, que antes 'tava de "mão dada" com o hidrogênio). Mas esse "bracinho" é fissurado em metais. Por exemplo, o acetato reage com ferrugem (moléculas de oxidação) e muda a sua composição de modo que a água possa dissolvê-la.

O vinagre é agora utilizado principalmente como um ingrediente na cozinha. Mas historicamente tem grande variedade de usos industriais, médicos e domésticos, pois o ácido acético, além de limpar, também elimina odores e desinfeta, por (destruir a estrutura celular e) matar as bactérias e fungos.

*A legislação brasileira estabelece 4% como teor mínimo de ácido acético em vinagre comercial.

  • Qualquer vinagre funciona na limpeza? Ou tem que ser o vinagre branco de maçã?
Qualquer vinagre funciona. Se o ingrediente ativo do vinagre é o ácido acético, e se a legislação brasileira estabelece 4% como teor mínimo de ácido acético em vinagre comercial, todo vinagre tem ácido acético, logo todo vinagre funciona para a limpeza. :-)

  • Mas existem casos em que o vinagre não funciona, como na lista lá em cima. Por que isto acontece?
Vinagre é um ácido. Portanto existem algumas coisas que você não deve misturar com vinagre. Exemplo? Misturar vinagre com água sanitária (hipoclorito de sódio) gera um subproduto perigoso: o gás cloro.

Outro exemplos? Produtos básicos/ alcalinos, como sabão (não detergente, sabão em barra) e soda cáustica. O ácido se junta com a base, vira neutro, e se tornam ambos ineficazes.

Você também não deve aquecer ou ferver vinagre em panelas de metal ou pedra. Em altas temperaturas, o ácido acético se tornará corrosivo. ;-)

♥︎ Viu quanta dica boa?? Seguindo essas orientações e compreendendo as propriedades do vinagre, você poderá tirar o máximo de proveito deste agente de limpeza alternativa. :-D
Limpeza ecológica: 26 maneiras de usar vinagre na limpeza da sua casa, economizar e ainda ajudar a natureza! Reviewed by Mídias Sociais dcoracao e CasaeCozinha on 2/27/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.