VEJA TAMBÉM:

cozinha

Receita: como fazer suco de limão com inhame! E tudo o que você precisa saber sobre inhame / taro / cará.

Suco de inhame com limão

Suco de inhame está na moda, é saboroso e saudável. Aprenda a melhor maneira de prepará-lo!

Muita gente faz propaganda: dizem que o suco de inhame / cará emagrece, que afasta a dengue, que é um ótimo alimento pós-treino... Com tantos elogios para esta espécie de batata rústica, fica a pergunta que muito interessa: é gostoso? Sim, é uma delícia! :-9

E se você está se perguntando se funciona, bem, contra a dengue não há provas de funcionar, só conjecturas. Mas que pode ajudar a emagrecer (ou pelo menos a não engordar), é certeza. É que o inhame / cará / taro (veja curiosidades sobre os nomes ao final do texto) é rico em fibras, e tem menos calorias que batatas (considerando o mesmo peso). E ainda tem a vantagem de saciar a fome por mais tempo.

Mas como funciona cientificamente? Os inhames têm carboidratos de baixo índice glicêmico (-calóricos, +fibras). Um baixo índice glicêmico significa que o alimento eleva os níveis de açúcar no sangue devagar, sem picos e quedas. Comer sempre alimentos de baixo IG, além de dar menos fome entre refeições, também pode ajudar a prevenir diabetes.

Mas como funciona de verdade? Os inhames têm carboidratos de baixo índice glicêmico (-calóricos, +fibras). Os carboidratos simples, como no arroz branco, batata e pão francês, por exemplo, que têm carboidratos de alto índice glicêmico, são absorvidos rapidamente pelo organismo e causam picos de glicose no sangue, e essa glicose é absorvida rapidamente. Logo você tem fome rapidamente e precisa comer mais.

Se convenceu que o inhame é uma maravilha? :-) Então vamos à receita. Porque sim, tem truques. ;-)

INGREDIENTES: SUCO DE LIMÃO COM INHAME
  • suco de 2 ou 3 limões (80mL de suco)
  • 1 inhame / cará / taro médio (~100g) - cozido conforme instruções abaixo*
  • 1 copo americano de água
  • 6 pedras de gelo
  • açúcar a gosto
COMO FAZER: SUCO DE LIMÃO COM INHAME

PARA COZINHAR O INHAME:
É importante cozinhar o inhame antes, para eliminar a substância* que dá coceira na mão e na boca. Você também pode usar esse truque de cozinhar antes para, em seguida, colocá-lo em saladas, sopas, ensopados, etc. :-)
  • COMO COZINHAR INHAME / CARÁ NO FOGÃO: Lave o inhame / cará com água e sabão. Cozinhe o inhame cru com casca, em água até ficar macio. Desligue o fogo, retire o inhame da água e espere esfriar.

  • OU COMO COZINHAR INHAME / CARÁ NO MICROONDAS: Lave o inhame / cará com água e sabão. Fure com um garfo em vários pontos, coloque em uma vasilha semi-tampada e leve ao microondas em potência alta por 2 minutos, se são inhames pequenos ou mais tempo se eles são maiores. Espere esfriar antes de descascar.
Inhame cozido no microondas
  • Descasque o inhame, e (se for grande) corte em pedaços.
  • Coloque todos os ingredientes em um liquidificador, e bata até ficar homogêneo.
  • Está pronto para servir!
Rendimento: 2 copos
Tempo de preparo: 15 minutos (se cozido no microondas)
Dica: Ao invés de limão, você pode usar suco de laranja + inhame. Delicioso!


CURIOSIDADE: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O INHAME
O nome correto de inhame, cará e taro

  • Inhame, cará ou taro?
Inhame, cará e taro são nomes comuns de várias espécies de plantas bem diferentes, de vários gêneros de "batatas" (rizomas ou "cormo"/caule). Só no livro das PANC (Plantas Alimentícias não Convencionais) no Brasil, de Valdely Kinupp, contamos 7 espécies diferentes, 3 nativas do Brasil (as outras da Ásia e África).

Repetindo: o gosto, textura e nutrientes são bastante semelhantes, mas podem ser plantas completamente diferentes. Essas plantas de gosto parecido são muito cultivadas na África, América Latina, Ásia e Oceania. Ou seja: quase no mundo todo.

  • Sim, mas qual nome é "correto"?
De maneira geral chamamos de cará os mais arredondados, e inhame os mais longos.

"Inhame" origina-se das línguas do oeste da África. A palavra "cará" vem de termo tupi ka'rá, que significa isso mesmo: cará.

O pequeno, com o que parecem listas no corpo, e mais comum nos supermercados é o Colocasia esculenta, que costuma ser chamado de taro mundo afora. O inhame-do-norte (o grandão) e o médio e alongado, são de outra família, a Dioscoreaceae, a mesma do cará-moela (Dioscorea bulbifera).

A confusão de nomes é tão comum que, no I Simpósio Nacional sobre as Culturas do Inhame e do Cará (sim, teve!) foram propostas e aprovadas as denominações de Inhame para Dioscorea e Taro para Colocasia, uniformizando os termos brasileiros com a denominação internacional.

Particularmente nós aqui na cozinha do Casa&Cozinha vamos continuar chamando de cará o pequeno e inhame os outros. Taro é um nome importado, e a gente prefere os nomes mais próximos, mais afetivos <3.

  • *Posso fazer suco com inhame ou cará cru?
Os inhames / carás / taros costumam ter alta concentração de ácido oxálico, que causam irritação, "pinicam" tanto a mão quanto a boca. Isso pode não acontecer, mas é sempre um risco. Então a resposta correta é: você NÃO DEVE fazer suco com de inhame / cará / taro cru.

  • Por que devo cozinhar o inhame / cará / taro antes de descascar ou colocar no suco?
Pra evitar a irritação por ácido oxálico. Ao cozinhar você degrada esta substância (que além de tudo é um antinutriente, pois diminui a absorção de cálcio pelo organismo).

Sabemos que muita gente descasca o inhame antes de cozinhar, mas muita gente evita comer inhame (um alimento super saudável) exatamente pra não ter que descascar. Portanto aprenda: cozinhe antes de descascar.

Tecnicamente: cristais de ácido oxálico estão geralmente sob a forma di-hidratada (H2C2O4. 2H2O). Durante o aquecimento, as moléculas de água são libertadas do cristal. O ácido oxálico anidro se decompõe em dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e de água (H2O).

  • Qual a forma mais eficiente de eliminar os antinutrientes do inhame / cará / taro?
Procuramos bastante esta resposta. De modo geral aquecer por período prolongado funciona muito bem, seja no forno, seja no fogão. Mas conforme uma pesquisa científica, a forma mais efetiva de neutralizar os oxalatos e também o inibidor de tripsina (outro antinutriente) presentes nos inhames é cozimento no microondas, como na receita acima.

  • Suco de inhame cru faz mal? Sempre fiz suco com inhame ou cará cru e nunca tive problema. Posso continuar?
A resposta correta é: você NÃO DEVE fazer suco com de inhame / cará / taro cru. O oxalato presente no inhame / cará / taro cru pode (além de causar irritação na pele e na boca) se depositar nos rins causando cálculos.

  • O que devo fazer se o inhame / cará / taro cru irritar minha pele ou boca?
Para diminuir o incômodo, lave com bastante água e sabão, e tente não esfregar. Se a irritação for na boca, beba bastante água. A alergia deve passar em algumas horas. Se não melhorar, procure um médico.

  • Quais são os benefícios e características nutricionais do inhame / cará / taro?
Inhame / cará / taro é muitas vezes utilizado de forma semelhante à batata, mas, de fato, tem melhores qualidades nutricionais do que batata. Ele tem quase três vezes a fibra dietética, que é importante para a saúde digestiva adequada e regularidade (ou seja, regula o intestino). Fibra também dá mais saciedade, faz com que você sinta menos fome, mesmo comendo menos calorias.

Inhame / cará / taro tem um baixo índice glicêmico, ao contrário de batata, que tem um alto índice glicêmico. Uma dieta de alimentos de baixo IG pode ajudar a prevenir diabetes. Inhame / cará / taro é nutritivo, e é uma excelente fonte de potássio, que é um mineral essencial para muitas funções corporais. Também contêm cálcio, vitamina C, vitamina E e vitaminas do complexo B, bem como o magnésio, o manganês e o cobre.

Curiosamente se come também as folhas de inhame / cará / taro  taro, que também devem ser cozidas antes, e contêm boas quantidades de vitaminas A e C, fibras e uma relativamente elevada quantidade de proteína. :-)

Receita: como fazer suco de limão com inhame! E tudo o que você precisa saber sobre inhame / taro / cará. Reviewed by Vivianne Pontes on 3/31/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.