VEJA TAMBÉM:

cozinha

Temperos: cardamomo, o que é, como usar

imagem: casaecozinha.com

O que é o cardamomo?

O cardamomo é uma vagem recheada de grãozinhos de cheiro doce. É uma das especiarias mais caras do mundo, ali juntinho com baunilha e açafrão. (Em torno de 200 reais o kg, mas é levinho, e 50g dá pra muuuuita coisa.)

Essa especiaria é natural do sul da Índia, mas hoje em dia é plantado em vários lugares. É ingrediente bastante comum na culinária indiana, em doces e salgados, e até no arroz.

O cardamomo é também conhecido por seus efeitos medicinais, para problemas de digestão incluindo azia, espasmos intestinais, síndrome do intestino irritável, gases, entre outros problemas digestivos. É também usado para alívio do resfriado comum, tosse e bronquite.

imagem: casaecozinha.com

Como usar o cardamomo?

Por ter sabor pronunciado, indico que comece a utilizá-lo em doces, como pudins e geleias, ou em lassis. Só depois de acostumar ao seu sabor, arrisque usá-lo em pratos salgados.

A melhor maneira de trabalhar com cardamomo é abrir as vagens na hora de usar, retirar os grãos e moer/amassar. Não se come casca. Dentro de cada vagem há cerca de 10 a 20 sementes.

Onde comprar o cardamomo?

Em armazéns de secos e molhados, como o Casas Pedro no Rio de Janeiro, ou o Santa Filomena em São Paulo.
Temperos: cardamomo, o que é, como usar Reviewed by vivianne pontes on 6/01/2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.