VEJA TAMBÉM:

cozinha

Receita fácil, rápida e básica: como fazer arroz integral na panela de pressão +tudo que você precisa saber sobre este grão

Imagem: Food52

Uma receita pra fazer arroz integral mais rápido que na panela elétrica!

Queremos comida boa? Queremos! Como queremos? Logo no prato! :-) E é por isso que a gente aqui no Casa&Cozinha é apaixonado por panelas de pressão (e por liquidificadores, por microondas, e por qualquer coisa que facilite os processos na cozinha). Sabemos da controvérsia que essa panela gera, mas usando com cuidado e respeito, ela não arrega.

No caso do arroz integral ela é ainda mais útil: é que este arroz demora mais para cozinhar que o arroz branco, mas em compensação ele tem mais nutrientes e é mais saudável ♥ Mas na panela de pressão demora 10 minutos para cozinhar! Bora saber mais sobre esse arroz, e depois ver a receita?

Imagem: André Nogal

Mas o que é o arroz integral?
Comparando com o açúcar, o arroz integral é a versão "não refinada" do arroz branco. Antes do arroz branco passar pelo polimento ele é um "arroz integral".

O arroz integral tem casca e farelo, e demora mais para ficar cozido, por isso muitas vezes lançamos mão da panela de pressão. A casca e o farelo são ricos em proteínas, tiamina, cálcio, magnésio, fibras e potássio. Para aqueles que tentam perder peso ou aqueles que sofrem de diabetes, o arroz integral ajuda a reduzir os picos de insulina.

Uma curiosidade: todas as embalagens de arroz branco tem um rótulo que diz "enriquecido." É porque uma vez que o arroz branco perde ferro, vitaminas, zinco, magnésio e outros nutrientes durante o processo de refino, os fabricantes devem adicionar fortificações não-naturais, na forma de vitaminas sintéticas e ferro para que possa ser comercializado como um "alimentos nutritivos." Mas segundo pesquisas científicas, o consumo de arroz branco aumenta as chances de diabetes tipo 2.

Quais são os benefícios do arroz integral?
Rico em selênio, manganês e antioxidantes. O arroz integral é rico em selênio, que reduz o risco de desenvolver doenças comuns, tais como câncer, doenças cardíacas e artrite. Além disso 1 xícara de arroz integral fornece 80% das nossas necessidades diárias de manganês, que beneficia os nossos sistemas nervoso e reprodutivo.

Rico em óleos de ocorrência natural. Óleos que ocorrem naturalmente são benéficos para o corpo, pois ajudam normalizar os níveis de colesterol.

Promove perda de peso. O teor de fibra de arroz integral mantém a função intestinal no auge, pois torna a digestão muito mais fácil (além de prevenir câncer de cólon). O arroz integral é o complemento perfeito para a dieta diária para aqueles que buscam a regularidade intestinal. Além disso, o arroz integral dá a sensação de saciedade, o que traduz-se em refeição de porções menores.

Controle de diabetes. Estudos mostram que aqueles que consomem meia xícara de arroz integral diariamente, reduz os riscos de desenvolver diabetes em 60%. Por outro lado, aqueles que consomem arroz branco aumentam suas chances de desenvolver diabetes.

E onde comprar arroz integral?
Com o arroz integral acontece uma inversão - a mesma que ocorre com o açúcar cristal - e embora seja menos beneficiado, o preço é mais alto que o do arroz branco. Para não pagar mais caro à tôa, aqui em casa compramos grãos à granel, em armazéns, como a Casa Pedro, no Rio, e o Armazém Filomena, em São Paulo.

Por fim, como armazenar adequadamente o arroz integral?
Você pode guardá-lo em um vidro hermeticamente fechado. Mas a maneira de guardar o arroz integral que traz maior durabilidade, é mesmo em saco ou embalagem plástica, dentro da geladeira ou do congelador. Não se preocupe que o arroz não congela em bloco. Na hora de cozinhar é só colocar na panela.

INGREDIENTES: ARROZ INTEGRAL NA PANELA DE PRESSÃO
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 2 xícaras (chá) de arroz integral
  • 4 xícaras (chá) de água
  • Sal a gosto (usamos 1 colher de sobremesa de sal grosso)
  • Rodelas finas de cebola a gosto
NOTA: A proporção arroz integral/água é sempre 1/2. Ou seja: 2 xícaras de arroz para 4 xícaras de água // 1 xícara de arroz para 2 xícaras de água // 3 xícaras de arroz para 6 xícaras de água // etc.


COMO FAZER: ARROZ INTEGRAL NA PANELA DE PRESSÃO
  • Em uma panela, aqueça o óleo em fogo médio e despeje o arroz. Mexa por 5 minutos.
  • Adicione a água e o sal.
  • Tampe a panela. Quanto o barulho da pressão começar, abaixe o fogo. Marque 10 minutos no despertador do seu celular, no timer do fogão, o importante é marcar esse tempo.
  • Quando o alarme dos 10 minutos apitar, desligue o fogo!
  • Não abra a panela de pressão ainda. Deixe a pressão sair naturalmente, pois esse é o tempo necessário para a finalização do cozimento do arroz.
  • Depois de uns 15 minutos, é só abrir a panela e aproveitar :-).
Rendimento: 1 xícara de arroz equivalem a 600g de arroz cozido, ~4 porções // A receita com 2 xícaras de arroz equivale a 8 porções.
Tempo de preparo: 15 minutos
Tempo de espera: 15 minutos
Tempo total: 30 minutos

Dica: Nunca encha mais do que 2/3 da panela de pressão.

Para este conteúdo, colaborou o chef André Nogal, nosso consultor :-)

♥Usamos a panela da Happycall, que é super-super-antiaderente e muito segura, porque tem um sistema que permite que você tire a tampa qualquer momento, sem riscos de acidentes. Definitivamente recomendamos!
Receita fácil, rápida e básica: como fazer arroz integral na panela de pressão +tudo que você precisa saber sobre este grão Reviewed by vivianne pontes on 9/21/2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.