A cor do ano de 2016, segundo a Coral é o Ouro Monarca. Veja aqui como usar!
Todo ano a AkzoNobel elege uma cor para ser considerada como a do ano. A de 2016 de chama Ouro Monarca, veja aqui como você pode usá-la :-).
Aqui no Brasil você a conhece como Tintas Coral, mas, no resto do mundo ela se chama AkzoNobel. E, todo ano, essa empresa reúne um time formado por designers, arquitetos e pesquisadores de tendências para apurar quais cores se destacarão no ano seguinte.
Esse grupo compartilha ideias de como acredita que o consumidor olha e compreende o mundo. Estas ideias são agrupadas em quatro ou cinco grupos de tendências, que se interligam a partir de uma ideia-chave principal. Cada assunto gera uma palheta de cores diferente. Tudo combina entre si. Esse ano, o tema principal foi o olhar para os dois lados, a dualidade. E a cor escolhida para representar esse assunto foi a Ouro Monarca, um ocre que puxa para o dourado.
Por que essa cor para representar a dualidade? O dourado, eles defendem, é uma cor que se encaixa tanto no passado quanto no futuro. Se parar para reparar, igrejas datadas de séculos atrás são cobertas de dourado; ao mesmo tempo o ouro também é modernidade e brilho.
Aliás, é engraçado pensar no ouro para 2016, principalmente se destacado o fato de ser ano de olimpíadas. Se 2015 foi o ano do cobre, agora é a vez das medalhas olímpicas.
À primeira vista, o ochre gold pode até parecer uma cor difícil, nós também ficamos um pouco ressabiados, mas, pesquisando por imagens, ela começa a se mostrar bastante aconchegante e gostosa. Ao mesmo tempo, é empolgante. Combina bem com uma gama enorme de tons e cores, criando efeitos diferentes para diferentes estilos de decoração.
Como nós falamos, dá pra brincar muito com as emoções que a cor pode assumir. Quando combinada com o azul, o ambiente ganha uma alegria, uma cara de verão. É uma combinação que fica bem bacana de ser vista na cozinha e sala de jantar, não acha?
Se a ideia é um espaço mais relaxante, a cor vai bem com rosas, tanto em tom pastel quanto o rosa queimado. Ainda tem medo de brincar com o rosa por achar que ele pode ficar muito feminino? Ao lado do ocre ele ganha um jeito mais sóbrio.
Se você busca sobriedade, a combinação de um tom escuro + ouro monarca ajuda nessa ambientação. A luz da segunda cor garante que o seu ambiente não fique nem muito escuro nem pesado.
Mas, caso você não queira mudar um cômodo inteiro (nem mesmo uma parede), a dica é a de aproveitar em objetos pontuais, como em um móvel de destaque ou uma roupa de cama. Mudar um pouquinho que seja também é legal ;-).
Agora, se você estiver planejando um quebra-quebra pra valer, vale a pena considerar a cor para ser aplicada em azulejos. Olha como ela fica linda!
E você, o que acha? O ouro monarca ganhou um espaço no seu coração ou é uma ideia que você prefere deixar passar batida? Conta pra gente!
♥ Só uma detalhe: a cor que aparece na foto nem sempre é igual a realidade, tá? Cada foto é clicada sob uma iluminação diferente, com câmeras diferentes e editadas digitalmente. Como é praticamente impossível encontrar cores exatas, escolhemos tons semelhantes visualmente. De qualquer jeito, as dicas continuam funcionando. A cor oficial Ouro Monarca é essa:
"É uma jornada fascinante. Começar com algo muito abstrato e desenvolver isso para algo que inspire nossos clientes. É ótimo trabalhar com a sua paixão por cor e design. É o que eu amo e é como eu vivo e penso." - Willeke Jongejan, pesquisador da Akzonobel
A cor do ano de 2016, segundo a Coral é o Ouro Monarca. Veja aqui como usar!
Reviewed by dcoracao.com - redação
on
11/02/2015
Rating:
Nenhum comentário: