VEJA TAMBÉM:

cozinha

A história do gin: conheça um pouco mais este destilado, e aprenda uma receita de drink saboroso com ele!

Um drink gostoso e refrescante :-)

A história do gin, e uma receita de drink para variar da caipirinha: gin tônica com pepino!

O gin - ou gim - é uma bebida que está na moda. Definitivamente. Afinal, embora não seja nada nova (existe desde o século XVI) nos últimos tempos é notável o número de casas que o adotam em sua carta de bebidas e em seus drinks. É curiosa a questão de como bebidas entram e saem da moda, e é bacana entender este movimento.

O gin foi inventado na Holanda, e quando seguiu para a Inglaterra e Reino Unido, no século 16, era conhecido como "coragem holandesa". Caiu tanto no gosto popular, que no século 18, o gin já era conhecido como "a ruína das mães", uma fama nada boa :-/, e que fez com que sua popularidade começasse a cair.

A travessa do gin, obra de William Hogarth

O consumo de gin naquele tempo e lugar era tão alto, que o artista William Hogarth, que já havia produzido "A rua da cerveja" produziu também "A travessa do gin". Daí então foi só ladeira abaixo, com o governo inglês criando uma lei - que ficou conhecida como o Ato do Gin - pra tentar reduzir o consumo de bebidas alcoólicas.

O tempo passa, o tempo voa, e um novo destilado apareceu, sem a carga de má-fama do gin. Era a vodca. No século XX a vodca foi habilmente comercializada e tornou-se a primeira escolha dos barmen para coquetéis. E o gin, coitado, caiu em desuso.

Modas vêm e vão, e tal qual a cerveja - que viu o número de produtores artesanais aumentar muito nas duas últimas décadas - novos produtores artesanais de gin começaram a surgir na Inglaterra nos últimos anos.

Pausa para explicar uma coisa: sim, o Reino Unido é muito importante quando se fala de gin. O Reino Unido (que, lembrando ;-], inclui Inglaterra, Escócia, País de Gales e Irlanda do Norte) é o maior exportador de gin no mundo, com cerca de 70 por cento da produção total sendo exportada. Fim da pausa.

Gin Hendrick's, considerado o melhor do mundo

Foi a partir do trabalho dos novos produtores artesanais que o interesse pelo gin começou a aumentar nos tempos recentes. Saudado por muitos como o melhor gin dos dias de hoje, o escocês Hendrick's, ao contrário do que parece, é um adolescente, e só começou a ser produzido somente em 1999, 16 anos atrás!

Minha amiga Raquel Loback, uma apaixonada pela bebida, que em breve quer começar a produzir seu próprio gin em casa, explica a preferência: "Gin é fresquinho, bem alcoólico, e delicioso!"

A bebida é realmente bastante palatável, fácil de se gostar, e já faz parte de drinks clássicos, como o negroni, gin fizz, e gin tônica, além de novas criações. Drinks com gin são uma ótima opção para variar da caipirinha nas festas de final de ano. Pra te animar a provar a bebida, preparamos - e aprovamos - um gin tônica com pepino. Vamos ver a receita?

INGREDIENTES: GIN TÔNICA COM PEPINO
  • 1 fatia de pepino
  • 3 rodelas de limão
  • Suco de 1/2 limão
  • 50ml de gim
  • 5 pedras de gelo
  • Água tônica
COMO FAZER: GIM TÔNICA COM PEPINO

  • Em um copo, adicione o gelo, o gin e o suco de limão. Complete com água tônica
  • Coloque algumas fatias de pepino e rodelas de limão também. 
Rendimento: 1 copo
Tempo de preparo: 1 minuto

Hey! Para esse conteúdo colaborou o chef André Nogal
♥︎ Esse post foi uma parceria da Casa&Vídeo com o Casa e Cozinha. #CurtoaCasa
A história do gin: conheça um pouco mais este destilado, e aprenda uma receita de drink saboroso com ele! Reviewed by dcoracao.com - redação on 12/18/2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.