Receita fácil: iogurte natural caseiro em garrafa térmica ou no isopor! E tudo o que você precisa saber para seu iogurte caseiro dar certo!
Fazer seu próprio iogurte soa como uma tarefa impossível? Esqueça! É muito fácil. Tire todas as suas dúvidas aqui!
Se um dia você acordasse e descobrisse que algo que você sempre compra no mercado pode ser facilmente produzido em casa, não iria ficar muito feliz? :-D Pois saiba que dá pra fazer iogurte em casa, sem conservantes, sem acidulantes, etc. Natural!
E quando falamos facilmente, é exatamente isso, nada de receitas mirabolantes com 1001 ingredientes e que ninguém vai fazer! Essa receita não requer ingredientes complexos, iogurteira nem equipamentos específicos! É fazer iogurte com o que você já deve ter em casa! ;-)
O resultado? Uma textura bem próxima do iogurte de potinho. E para ficar com sabor mais próximo ao do supermercado, você pode adicionar açúcar, mel, frutas, geleias e até mesmo gelatina! :-) Fica a gosto do freguês!
Vem com a gente, saber tudo sobre iogurte natural feito em casa, sem complicações! E só pra dar mais uma forcinha: iogurte faz um bem danado pra saúde!
- 2 colheres de sopa de iogurte natural (comprado no mercado)
- 1L de leite fervido ou de caixinha
- Esquente o leite o mais quente que você consiga suportar (faça o teste pingando um pouquinho dele no pulso - que nem quando se prepara mamadeira de bebê). Ele precisa estar a uma temperatura de pelo menos 40°C até 45°C.
- Misture o iogurte ao leite aquecido.
- A partir daqui, é muito importante que você coloque essa mistura em um ambiente escuro, mantendo a temperatura inicial. Por isso, existem dois caminhos que você pode seguir:
- O primeiro é colocando essa mistura em uma garrafa térmica. As garrafas térmicas recebem esse nome justamente porque têm a capacidade de manter por um bom tempo a temperatura do líquido dentro dela. Coloque a mistura de leite e iogurte na garrafa térmica, espere por 4 horas e coloque a garrafa na geladeira. Você pode tirar a tampa interna (que é preta na imagem acima). O iogurte estará pronto pra beber no dia seguinte.
- Ou você pode transferir a mistura para uma garrafa qualquer (pode ser uma pet pequena, pode ser um vidro de maionese, etc.) e acomodá-la dentro de uma caixa de isopor junto a uma bolsa térmica cheia de água quente. Não se esqueça de tampar bem - evitando a entrada de luz. Espere entre 4 e 8 horas e coloque a garrafa com o iogurte na geladeira.
- Quando seu iogurte ficar geladinho, está no ponto para ser saboreado. Se quiser, você pode misturar algumas frutas, açúcar ou mel pra ficar ainda mais gostoso!
TEMPO DE PREPARO: 20 minutos + tempo de fermentação.
TRUQUE: Quando o seu iogurte caseiro estiver chegando ao fim, você pode reaproveitá-lo para fazer um pouco mais (respeitando a proporção dessa receita). :-), dependendo da marca do iogurte que você usou na primeira vez, você pode fazer isto mais ou menos vezes. É que no caso de algumas marcas os lactobacilos perdem a força com o tempo.
PODE USAR QUALQUER IOGURTE NATURAL? Sim, pode usar qualquer iogurte natural como starter, ou "semente", desde que ele seja puro e não adoçado. Fizemos o teste com diversas marcas - incluindo mas não se limitando à Danone, Vigor, Nestlé, Batavo, Itambé - e todas funcionam bem. Até o momento preferimos Itambé por perceber que o iogurte se mantém cremoso por muitas receitas / muitos ciclos. Usando o starter / semente de algumas (dessas e de) outras marcas, o iogurte parecem perder a força com o tempo.
- O que é iogurte?
- Como se faz iogurte?
Ou seja: para que o leite + um pouquinho de iogurte se transforme em iogurte, você só precisa garantir as condições externas favoráveis para esse proliferamento (calor e escuro).
O ácido láctico produzido pelo processo de fermentação, também atua como um conservante, ajudando o leite fermentado a ficar fresco durante mais tempo.
- O que são lactobacilos?
- O que é "cultura"?
- O que é "fermentação"?
- Posso usar mais iogurte do que manda na receita para fazer meu iogurte?
- O meu primeiro iogurte ficou ralo, com consistência de leite. O que devo fazer?
Outra solução é tentar de novo, fazer novamente conforme a receita acima, a partir do iogurte comprado (e usar o iogurte que não virou iogurte em uma vitamina).
- O meu iogurte se separou em camada sólida e líquida (coalhada e soro). O que aconteceu?
- O meu iogurte deu um pouco de líquido claro flutuando na parte superior e dos lados. Tá certo?
Caso você queira tirar este soro do iogurte, você pode usá-lo separadamente em shakes, ou até molhar as plantas com ele :-) Soro de leite contém nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e outros sais minerais, que são essenciais para o crescimento das plantas. Caso queira utilizá-lo para este fim, dissolva 1 parte de whey/soro em 20 partes de água. É que embora seja altamente nutritivo, pode ser ácido para plantas mais sensíveis, portanto utilize com parcimônia.
- O meu iogurte parece irregular e coalhado. O que eu fiz de errado?
Se quiser retirar o soro, leia a pergunta & resposta acima.
Para corrigir o problema, confirme a temperatura entre 40-45°C do leite e do meio (garrafa térmica ou caixa de isopor).
Isto também pode acontecer se o iogurte ficar muito tempo guardado. Recomendamos renovar o iogurte (colocando para cada 1 xícara de leite, ½ colher de sopa do iogurte natural) a cada 7 dias, no máximo, para obter melhores resultados.
- Por que o meu iogurte ficou granulado ou arenoso?
- Por que o meu iogurte ficou amargo?
- Por que o meu iogurte é mais ralo do que o iogurte comprado?
- Por que o meu iogurte feito com leite cru não funcionou?
- Por que o meu iogurte ficou muito azedo?
Para conseguir um sabor menos ácido, faça o iogurte a 40-45°C por um tempo mais curto, leve à geladeira e consuma em até 7 dias. Quanto mais dias ficar, mais azedo o iogurte.
- Por que o meu iogurte ficou espumoso ou fedido?
- Por que o meu iogurte mofou?
É muito raro o iogurte mofar, afinal o ácido láctico produzido pelo processo de fermentação, também atua como um conservante, ajudando o leite fermentado a ficar fresco durante mais tempo.
Para evitar esse problema, certifique-se de limpar todos os utensílios utilizados para fazer o iogurte. Higienize também o balcão onde for fazê-lo, a garrafa térmica ou o vidro, etc.
Use também leite mais fresco.
♥ Agora que você já sabe tudo, corre pra cozinha, vai! E depois, além de poder tomar seu iogurte, vai poder usá-lo em diversas receitas! :-D
Receita fácil: iogurte natural caseiro em garrafa térmica ou no isopor! E tudo o que você precisa saber para seu iogurte caseiro dar certo!
Reviewed by dcoracao.com - redação
on
2/15/2016
Rating:

Nenhum comentário: