VEJA TAMBÉM:

cozinha

Receita fácil: iogurte natural caseiro em garrafa térmica ou no isopor! E tudo o que você precisa saber para seu iogurte caseiro dar certo!

Faça seu próprio iogurte caseiro!

Fazer seu próprio iogurte soa como uma tarefa impossível? Esqueça! É muito fácil. Tire todas as suas dúvidas aqui! 

Se um dia você acordasse e descobrisse que algo que você sempre compra no mercado pode ser facilmente produzido em casa, não iria ficar muito feliz? :-D Pois saiba que dá pra fazer iogurte em casa, sem conservantes, sem acidulantes, etc. Natural!

E quando falamos facilmente, é exatamente isso, nada de receitas mirabolantes com 1001 ingredientes e que ninguém vai fazer! Essa receita não requer ingredientes complexos, iogurteira nem equipamentos específicos! É fazer iogurte com o que você já deve ter em casa! ;-)

O resultado? Uma textura bem próxima do iogurte de potinho. E para ficar com sabor mais próximo ao do supermercado, você pode adicionar açúcar, mel, frutas, geleias e até mesmo gelatina! :-) Fica a gosto do freguês!

Vem com a gente, saber tudo sobre iogurte natural feito em casa, sem complicações! E só pra dar mais uma forcinha: iogurte faz um bem danado pra saúde!

INGREDIENTES: IOGURTE CASEIRO

  • 2 colheres de sopa de iogurte natural (comprado no mercado)
  • 1L de leite fervido ou de caixinha
OBSERVAÇÃO: Neste caso o rendimento é 1L de iogurte. Você pode fazer mais ou menos iogurte se quiser - de acordo com o seu consumo - desde que respeite a seguinte proporção: para cada 1 xícara de leite, adicione ½ colher de sopa de iogurte natural.

COMO FAZER: IOGURTE CASEIRO

  • Esquente o leite o mais quente que você consiga suportar (faça o teste pingando um pouquinho dele no pulso - que nem quando se prepara mamadeira de bebê). Ele precisa estar a uma temperatura de pelo menos 40°C até 45°C.
  • Misture o iogurte ao leite aquecido.
  • A partir daqui, é muito importante que você coloque essa mistura em um ambiente escuro, mantendo a temperatura inicial. Por isso, existem dois caminhos que você pode seguir: 

Opção 1

  • O primeiro é colocando essa mistura em uma garrafa térmica. As garrafas térmicas recebem esse nome justamente porque têm a capacidade de manter por um bom tempo a temperatura do líquido dentro dela. Coloque a mistura de leite e iogurte na garrafa térmica, espere por 4 horas e coloque a garrafa na geladeira. Você pode tirar a tampa interna (que é preta na imagem acima). O iogurte estará pronto pra beber no dia seguinte. 

Opção 2

  • Ou você pode transferir a mistura para uma garrafa qualquer (pode ser uma pet pequena, pode ser um vidro de maionese, etc.) e acomodá-la dentro de uma caixa de isopor junto a uma bolsa térmica cheia de água quente. Não se esqueça de tampar bem - evitando a entrada de luz. Espere entre 4 e 8 horas e coloque a garrafa com o iogurte na geladeira.
  • Quando seu iogurte ficar geladinho, está no ponto para ser saboreado. Se quiser, você pode misturar algumas frutas, açúcar ou mel pra ficar ainda mais gostoso!

TEMPO DE PREPARO: 20 minutos + tempo de fermentação.

TRUQUE: Quando o seu iogurte caseiro estiver chegando ao fim, você pode reaproveitá-lo para fazer um pouco mais (respeitando a proporção dessa receita). :-), dependendo da marca do iogurte que você usou na primeira vez, você pode fazer isto mais ou menos vezes. É que no caso de algumas marcas os lactobacilos perdem a força com o tempo.

PODE USAR QUALQUER IOGURTE NATURAL? Sim, pode usar qualquer iogurte natural como starter, ou "semente", desde que ele seja puro e não adoçado. Fizemos o teste com diversas marcas - incluindo mas não se limitando à Danone, Vigor, Nestlé, Batavo, Itambé - e todas funcionam bem. Até o momento preferimos Itambé por perceber que o iogurte se mantém cremoso por muitas receitas / muitos ciclos. Usando o starter / semente de algumas (dessas e de) outras marcas, o iogurte parecem perder a força com o tempo.


PERGUNTAS E RESPOSTAS: CURIOSIDADES E TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER PRO SEU IOGURTE DAR CERTO

  • O que é iogurte?
Quando o leite é deixado em um recipiente com bactérias amigáveis, o leite engrossa e fica saboroso. Ou seja: vira iogurte (do turco yoğurt, espesso), que, como a tia Wiki explica, é um alimento em que o açúcar natural do leite (a lactose) é transformado em ácido láctico por meio de uma fermentação bacteriana (lactobacilos = bactéria).

  • Como se faz iogurte?
Se faz iogurte com iogurte! A receita está acima. ;-) Mas tecnicamente, quando você adiciona leite ao iogurte (ou iogurte ao leite) a uma temperatura entre 40-45°C, as bactérias (lactobacilos&cia) do iogurte se espalham no novo ambiente (o leite "novo"). Elas se alimentam da lactose (que é um açúcar natural do leite), e a transformam em ácido láctico. Tudo isso (lactobacilos&cia que se reproduzem, pouca lactose, ácido láctico, e outras proteínas do leite como a caseína)= iogurte.

Ou seja: para que o leite + um pouquinho de iogurte se transforme em iogurte, você só precisa garantir as condições externas favoráveis para esse proliferamento (calor e escuro).

O ácido láctico produzido pelo processo de fermentação, também atua como um conservante, ajudando o leite fermentado a ficar fresco durante mais tempo.

  • O que são lactobacilos?
Lactobacillus é um gênero de bactérias, em forma de pepino (em várias fontes se diz forma de "bastonete", mas pepino é mais simples e tem a mesma forma). Os lactobacilos, em conjunto com estreptococos, transformam leite em iogurte. Lactobacilos são probióticos, ou seja, fazem bem à nossa saúde.

  • O que é "cultura"?
Cultura, quando se fala de iogurte, é o cultivo controlado de bactérias (no caso, lactobacilos e estreptococos). Em termos simples, é uma espécie de fazendinha :-) Você tem bactérias que precisa reproduzir, dá comidinha pra elas, elas se reproduzem e todo mundo fica feliz! :-D

  • O que é "fermentação"?
Fermentação, quando se fala de iogurte, é todo o processo que envolve a alimentação dos lactobacilos e estreptococos, transformando lactose em ácido láctico, se reproduzindo, e conseqüentemente transformando leite em iogurte. // A fermentação é quando uma bactéria usa um açúcar (no caso, lactose) para gerar energia, sem consumir oxigênio. // Fermentação, quando se fala de iogurte, é o mesmo que fermentação láctica.

  • Posso usar mais iogurte do que manda na receita para fazer meu iogurte?
Usar muito iogurte para fazer iogurte pode criar uma consistência fina e um sabor amargo. Isto acontece por ser comida de menos para bactéria demais. :-)

  • O meu primeiro iogurte ficou ralo, com consistência de leite. O que devo fazer?
Embora não seja o resultado mais desejável, não há problema. Tampe o recipiente com o (que era pra ser) iogurte e guarde na geladeira por pelo menos mais 6 horas. Se não engrossar, você pode tentar fazer outro iogurte a partir do iogurte líquido que deu errado. Porque embora a textura não esteja correta, não quer dizer que os lactobacilos não estejam presentes, e com novo alimento na temperatura e tempo certo, eles podem se desenvolver corretamente.

Outra solução é tentar de novo, fazer novamente conforme a receita acima, a partir do iogurte comprado (e usar o iogurte que não virou iogurte em uma vitamina).

  • O meu iogurte se separou em camada sólida e líquida (coalhada e soro). O que aconteceu?
A separação é geralmente uma indicação de que a cultura ficou tempo demais fermentando, ou fermentou a uma temperatura muito alta. Ajuste o tempo de cultura e verifique a temperatura da cultura para ter certeza que está dentro da faixa apropriada.

  • O meu iogurte deu um pouco de líquido claro flutuando na parte superior e dos lados. Tá certo?
Formação de soro de leite é normal, ao fazer iogurte. Você pode escorrer esse soro, e ter um iogurte ligeiramente mais espesso, ou misturar tudo, o que lhe dará um iogurte mais ralo. Saiba que esse soro é o famoso whey protein. Veja a wikipédia em português e em inglês, e perceba que é a mesmo coisa. ;-)

Caso você queira tirar este soro do iogurte, você pode usá-lo separadamente em shakes, ou até molhar as plantas com ele :-) Soro de leite contém nitrogênio, fósforo, potássio, magnésio e outros sais minerais, que são essenciais para o crescimento das plantas. Caso queira utilizá-lo para este fim, dissolva 1 parte de whey/soro em 20 partes de água. É que embora seja altamente nutritivo, pode ser ácido para plantas mais sensíveis, portanto utilize com parcimônia.

  • O meu iogurte parece irregular e coalhado. O que eu fiz de errado?
Esta é outra indicação de que a cultura ficou tempo demais fermentando, ou a uma temperatura muito alta, e o iogurte pode ficar todo talhado. Para que fique uniforme novamente, basta misturá-lo (com um fuê, com uma colher, ou balançando o recipiente em que ele estiver.

Se quiser retirar o soro, leia a pergunta & resposta acima.

Para corrigir o problema, confirme a temperatura entre 40-45°C do leite e do meio (garrafa térmica ou caixa de isopor).

Isto também pode acontecer se o iogurte ficar muito tempo guardado. Recomendamos renovar o iogurte (colocando para cada 1 xícara de leite, ½ colher de sopa do iogurte natural) a cada 7 dias, no máximo, para obter melhores resultados.

  • Por que o meu iogurte ficou granulado ou arenoso?
Se o sabor é agradável, mas a textura é granulada ou arenosa, pode ser que o leite tenha sido aquecido muito rapidamente. Da próxima vez, aqueça o leite lentamente para evitar este problema.

  • Por que o meu iogurte ficou amargo?
Usar muito iogurte para fazer iogurte pode criar uma consistência fina e um sabor amargo. Isto acontece por ser comida de menos para bactéria demais.

  • Por que o meu iogurte é mais ralo do que o iogurte comprado?
Iogurtes industriais geralmente contêm espessantes. Escorra o soro de leite ou adicione espessantes (como o ágar, gelatina, pectina, araruta ou até tapioca) no iogurte caseiro, para conseguir espessura semelhante.

  • Por que o meu iogurte feito com leite cru não funcionou?
Os probióticos/bactérias/lactobacilos já presentes no leite cru competem com aqueles do iogurte, que geralmente perdem a batalha. Ferver o leite (e esperá-lo esfriar até 40-45°C) ou usar o leite de caixinha para fazer o iogurte resolve a questão.

  • Por que o meu iogurte ficou muito azedo?
Fazer o iogurte em temperaturas muito altas ou deixá-lo por muito tempo, seja a 40-45°C, seja na geladeira, irá produzir um iogurte com sabor mais ácido. É que os probióticos/bactérias/lactobacilos estão vivos ali (embora na geladeira fiquem muito mais lentos), e não param de transformar lactose em ácido láctico, deixando o iogurte cada vez mais ácido.

Para conseguir um sabor menos ácido, faça o iogurte a 40-45°C por um tempo mais curto, leve à geladeira e consuma em até 7 dias. Quanto mais dias ficar, mais azedo o iogurte.

  • Por que o meu iogurte ficou espumoso ou fedido?
Esse problema é geralmente causado por contaminação. Para evitar esse problema, certifique-se de limpar todos os utensílios utilizados para fazer o iogurte.

  • Por que o meu iogurte mofou?
Se seu iogurte mofou, jogue tudo fora e comece novamente com um iogurte novo.

É muito raro o iogurte mofar, afinal o ácido láctico produzido pelo processo de fermentação, também atua como um conservante, ajudando o leite fermentado a ficar fresco durante mais tempo.

Para evitar esse problema, certifique-se de limpar todos os utensílios utilizados para fazer o iogurte. Higienize também o balcão onde for fazê-lo, a garrafa térmica ou o vidro, etc.

Use também leite mais fresco.

♥ Agora que você já sabe tudo, corre pra cozinha, vai! E depois, além de poder tomar seu iogurte, vai poder usá-lo em diversas receitas! :-D


Receita fácil: iogurte natural caseiro em garrafa térmica ou no isopor! E tudo o que você precisa saber para seu iogurte caseiro dar certo! Reviewed by dcoracao.com - redação on 2/15/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.