VEJA TAMBÉM:

cozinha

Manteiga: saiba tudo sobre ela, e ainda aprenda alguns truques!

Manteiga: saiba tudo sobre ela, e ainda aprenda alguns truques!

Porque conhecimento que facilita a vida a gente quer sim!

Você tá em cima da hora pro trabalho, mas quer tomar café direitinho, e na hora de preparar o pão, percebe que a manteiga está completamente dura... :-(

Manteiga é aquela história. Se fica fora da geladeira, derrete e/ou fica rançosa. Na geladeira endurece e não dá pra usar. Pois seus problemas acabaram! A gente vai te ensinar 2 truques para usar a manteiga gelada sem treta.

Manteiga: saiba tudo sobre ela, e ainda aprenda alguns truques!

DICA #1: Se a sua manteiga é de potinho, coloque água, do filtro, em temperatura ambiente, na manteiga. Pode ser direto no potinho de plástico, que vem do mercado, claro ;-). Ela fica molinha fácil, você passa no pão, joga a água fora, e devolve a manteiga pra geladeira. Você fica feliz, o pão fica feliz, e a manteiga não se abala.

Por que funciona? Porque a água está em temperatura ambiente, e funciona como um "cobertor" esquentando a superfície da manteiga, que fica molinha rápido. Como água não tem gosto e não se mistura com a manteiga, é só jogá-la fora, que volta tudo ao normal!

Para não sofrer mais com manteiga dura :-)

DICA #2:
 Se a manteiga que você usa é em barra, use um descascador de frutas ou cortador de queijo e "raspe" a manteiga que você for usar. (Dica da Real Simple.)

Por que funciona? Porque o cortador ou descascador é feito para cortar coisas mais duras mesmo. E em pequenas quantidades (e em camadas finas), a manteiga vai derreter mais rapidamente.

PERGUNTAS E RESPOSTAS: CURIOSIDADES E TUDO O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE MANTEIGA

  • O que é manteiga?
A manteiga é um produto do leite, que tem sua parte mais gorda (a nata) batida até se transformar numa emulsão. (Sendo que emulsão é uma mistura de "água" com "óleo", formando um creme.) Outro exemplo de emulsão é a maionese. Nos dois casos a "água" é uma proteína aquosa. O ovo, no caso da maionese, o leite, no caso da manteiga.

A manteiga é composta por cerca de 80% de gordura, sendo o restante água e resíduos de lactose (o açúcar do leite).
  • Como se faz manteiga?
De modo geral, a manteiga em pasta (ou seja, não clarificada) pode ser feita de 2 maneiras:

MÉTODO 1 - o mais comum no Brasil: Se faz manteiga com a nata do leite gordo. Bate-se a nata (com um fuê / fouet ou no liquidificador), se coloca para descansar, e a separação entre manteiga e líquido acontece.

MÉTODO 2: Fermentação do leite com culturas lácticas, método semelhante ao do iogurte. Este o método que é utilizado para fabricação da manteiga das fotos deste post, a Paysan Breton.
  • Por que existem manteigas brancas e amarelas?
A coloração amarela natural da manteiga vem do beta-caroteno (mesma substância que dá cor à cenoura). A variação de cores pode estar relacionada com diversos fatores, como:

- A alimentação animal. Leites de animais alimentados com capim têm, em geral, naturalmente mais beta-caroteno do que os de vacas que são alimentadas com grãos/ração.
- Raça. Diferentes raças produzem leite com diferentes teores de gordura.
- Método de fabricação da manteiga. Enquanto algumass manteigas são feitas por desnatação a gordura fora do topo de leite fresco e agitando-o,
- Composição da manteiga. Manteigas no Brasil contém um mínimo de 80% de gordura. (80% é exigência legal mínima para ser chamado de "manteiga" no Brasil). Manteiga europeia é tipicamente 86% (requisito mínimo é de 85% na maior parte da Europa). Certamente diferença de 5% nos teores de matérias gordas têm efeito de cor também. Mas podem entrar os outros variáveis.
- Corantes. De modo geral a manteiga produzida naturalmente é de amarelo clarinho a amarelo claro. No Brasil é permitido utilizar os corantes baixa orelana, beta-caroteno e curcuma ou curcumina, e é por isso que as manteigas comerciais são de um amarelo mais forte.
  • Por que a manteiga fica rançosa?
Por que oxida. Na presença de luz e calor, o oxigênio do ar reage com a manteiga. É um processo semelhante ao de ferrugem. Uma dica para não deixar a manteiga rançosa é mantê-la na geladeira em potinho fechado, e não usar recipientes de ferro ou cobre para guardar o produto. Esses materiais oxidam a gordura e também podem causar ranço.

É bom saber que a manteiga comercial é feita a partir de leite pasteurizado, que manteiga tem baixo teor de água, e ainda têm sal. Tudo isso inibe bastante a reprodução de bactérias. (Ou seja, é difícil estragar, manteiga não "apodrece"). Ela apenas oxida.

♥ Agora que você já sabe tudo sobre manteiga, diz pra gente: que outros ingredientes/produtos você gostaria de conhecer melhor?


Manteiga: saiba tudo sobre ela, e ainda aprenda alguns truques! Reviewed by dcoracao.com - redação on 3/10/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.