VEJA TAMBÉM:

cozinha

Para comemorar o Saint Patrick's day: receita de docinho de "batata" irlandês

Docinho de batata irlandês

Um docinho lindo, saboroso e muito fácil de fazer!

Parece uma batata, tem cara de batata, mas é um docinho de coco! O Irish potato candy é um docinho que se costuma comer no Saint Patrick's day. No what?

Saint Patrick's day é o feriado de 1 país mais comemorado no mundo. Assim: é um evento da história da Irlanda, mas que primeiro pela diáspora irlandesa, foi espalhado mundo afora. E depois, como zuêra never ends, já que é uma festa com muita cerveja, mais gente adotou.

Curiosamente as batatinhas doces foram inventadas e são muito populares nesta data nos Estados Unidos, país com colonização irlandesa, e não na Irlanda.

Mas o que faz a gente querer mesmo essas batatinhas é que são lindas e uma delicinha. Tá duvidando? Então faz aí, pra experimentar! :-D

INGREDIENTES: DOCINHO DE BATATA IRLANDÊS

Para comemorar o Saint Patrick's day: receita de docinho de "batata" irlandês
  • 1 pacote de 250g de coco ralado fino e sem açúcar*
  • leite condensado (pode ser de soja. Use o suficiente pra massa ficar "enrolável")
  • 1 colher de sopa de canela em pó
  • 1 colher de sopa de amido de milho OU farinha de arroz
* Se você fez o leite de coco em casa, pode usar a sobra, o "bagaço" do coco.


COMO FAZER: DOCINHO DE BATATA IRLANDÊS

  • Coloque o coco em uma tijela / bowl. Vá adicionando o leite condensado aos pouquinhos, e apenas o suficiente para a massa ficar enrolável (mais ou menos meia lata). Amasse até ficar uma massa uniforme. (É por pouco tempo, essa massa é bem fácil.)
  • Leve à geladeira por pelo menos 1 hora.
  • Enrole em formas semelhantes a batatas.
  • Misture a canela e o amido de milho.
  • Passe as "batatinhas" na mistura de canela.
  • Pronto!

Para comemorar o Saint Patrick's day: receita de docinho de "batata" irlandês

Por dentro fica assim! :-)

♥ A receita mais comum leva cream cheese e manteiga. Aqui na nossa cozinha tentamos fazer essa tradicional e outras com algumas variações, mas não funcionou, a massa ficou muito mole e sequer data para enrolar :-(

Rendimento: Cerca de 15 batatinhas.
Tempo de preparo: 50 minutos (contando com o tempo de geladeira)
Dicas: Esta é uma receita que, feita com leite condensado de soja, é sem ingredientes de origem animal (ou seja, vegana) e sem glúten. É uma boa ideia para servir em festinhas :-)

CURIOSIDADE: BATATA INGLESA OU IRLANDESA?

Batatas não são originais da Europa, portanto não são inglesas, muito menos irlandesas. A batata tem origem nas Américas, mais especificamente nos Andes, no Peru, onde eram cultivadas pelos incas. (O Globo Rural fez uma matéria muito bacana sobre batatas em 2015, tem online, e vale a pena ver.)

Segundo registros, batatas começaram a ser plantadas na Inglaterra em 1597, e de lá se espalharam pela Europa, e (como a história é sempre contada pelo conquistador) por isso ganharam esse apelido de "batata inglesa".

Para comemorar o Saint Patrick's day: receita de docinho de "batata" irlandês Reviewed by vivianne pontes on 3/16/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.