VEJA TAMBÉM:

cozinha

Troca-troca: veja o que você pode trocar na sua alimentação em busca de um estilo de vida mais saudável ou vegano :-)

Troca-troca: veja o que você pode trocar na sua alimentação em busca de um estilo de vida mais saudável :-)

Substituições saborosas, saudáveis e até curiosas em receitas

Os veganos, por conta da sua filosofia de vida, são craques em modificar receitas que possuem ingredientes de origem animal, trocando por alternativas de origem puramente vegetal. Estas substituições podem funcionar mesmo para quem não é vegano, mas que está em busca de uma alimentação mais saborosa, mais saudável. Novas experiências na cozinha costumam abrir a cabeça, fazer com que a gente pense melhor no que anda comendo, e podem ser até divertidas!

E se você acha que essa troca é só por ingrediente mais caro, se engana. Vamos mostrar substituições simples que você pode fazer usando itens que geralmente temos em casa. Fazer pequenas mudanças na alimentação e/ou cardápio pode ser saudável para seu corpo, pro mundo e de quebra, para o seu bolso. Ficou na curiosidade? Então, pegue lápis e papel e anote essas dicas.

TROCA #1: Manteiga por óleos vegetais na fritura

A primeira é de origem animal (a manteiga vem do leite, o leite vem da vaca, a vaca é animal), e pode muito bem ser trocada pelo azeite, que possui ácido graxos e insaturados (conhecidos por fazerem bem ao coração). Outra opção é o óleo de soja.

Caso possa investir mais um pouco, o óleo de coco é um excelente substituto, sem falar que também é poderoso nos cuidados com os cabelos, dente, pele.

Mas olha: nunca, nunca mesmo, use a margarina, apesar de ser feita com óleos vegetais, o produto é uma mistura industrializada e é rico em gordura trans. O que não é naaaada legal pra saúde :-(

TROCA #2: Leite de vaca por leites vegetais

Esta é uma troca interessante inclusive pra muita gente que tem alergia à lactose, o açúcar natural do leite de vaca. Mas para ele há uma boa substituição! Sabe o leite de coco, aquele vendido em garrafinhas? Então, ele! Aqui no casaecozinha.com a gente faz uma mistura de 2:1, 2 partes de leite de coco e 1 parte de água, e usa sem medo em qualquer receita que leve leite :-) É que o leite de coco é mais grosso, e assim fica bem mais parecido com o leite de vaca.

Outros exemplos de leites vegetais são o leite de soja, de amêndoa, de arroz, de aveia. Em breve receita de como prepará-los aqui ;-)

TROCA #3: Ovos por banana nos bolos

Banana é o substituto ideal para ovos na hora de preparar bolos e pães por conta da sua consistência. Mas ATENÇÃO! A banana madura tem que estar beeem madura para ser usada nas receitas, como já ensinamos aqui.

DICA #4: Leite condensado por leite condensado de arroz ou aveia

Pode parecer uma coisa insubstituível, mas, acredite, não é! Uma mistura feita com água fervente, açúcar e farinha de aveia é uma ótima versão vegana do leite condensado enlatado que nós conhecemos (e amamos!) e que não deixa nada a desejar para a versão original! Em breve receita de como prepará-los aqui ;-)



TROCA #5: Maionese comum por maionese de leites vegetais ou maionese aquafaba

Lembra dos leite vegetais que citamos ali em cima? Então, deles dá pra fazer maionese. Basta colocar uma pequena quantidade no liquidificador, colocar óleo ou azeite em fio, aos poucos, enquanto o liquidificador continua batendo. A proporção óleo / leite vegetal costuma ser 2:1.

A aquafaba também dá uma excelente maionese (e também substitui claras em neve e ovos para omelete) :-) e você pode aprender a fazer aqui.

TROCA #6: Gelatina por Ágar

Para quem não sabe, a gelatina é feita com o tutano do boi. E a melhor opção de substituição para esse produto curinga nas receitas de sobremesa é um produto extraído de algas, chamado ágar-ágar Nome engraçado, né? :-) Mas não é caro, e é bastante fácil de encontrar em lojas de cereais.

DICA #7: Chantilly por chantilly feito com aquafaba

Aquafaba?? Sim! Aquafaba é a água do cozimento de leguminosas como o grão-de-bico. Seu funcionamento é curiosíssimo! Ele pode susbtituir a clara do ovo em qualquer receita! O jeito certinho de fazer isso, você aprenderá aqui em breve. Mas pode ver aqui também!

TROCA #8: Ovos por grude de amido de milho ou solução de vinagre, para empanar nas frituras

Para que os empanados, como a abobrinha frita no forno, fiquem deliciosos, costuma-se mergulhá-los em farinha de trigo, em ovo, e depois em farinha de rosca ou panko. Você pode substituir este ovo pela seguinte receita:

Misture 1 colher de sobremesa de amido de milho + 1 xícara de água, e leve ao fogo médio-baixo. Mexa sempre e deixe engrossar. Quando estiver mais grossinho, desligue o fogo e deixe esfriar. Este grude funciona até melhor que ovo ;-)

Outra opção é uma mistura de 6 colheres de água + 1 de vinagre. Funciona bem também.

Macarrão de abobrinha

TROCA #9: Massa de espaguete com ovos por abobrinhas

A abobrinha fatiada ou em tiras é um excelente substituto para massas feita com ovos industrializadas, como espaguete. Um exemplo de receita com esse legume substituindo o macarrão é a moussaká (lasanha grega) de vegetais. A gente também já ensinou uma receita bem fácil e gostosíssima de macarrão de abobrinha. :-)

DICA #10: Requeijão/Margarina por Homus

Se você é daqueles que não consegue comer pão ou biscoito sem passar nada cremoso como o bom e velho requeijão por cima, saiba que o Homus é um exemplo de boa pasta para servir de acompanhante no seu lanche da tarde. Dica: experimente passá-lo no pão sírio. É delicioso :-9!

Tá vendo como podemos usar dos exemplos de substituições veganas para incrementarmos o nosso cardápio de uma forma menos calórica E respeitando a natureza? Você também faz alguma substituição desse gênero no seu cardápio? Conta pra gente! :-* e bom apetite!
Troca-troca: veja o que você pode trocar na sua alimentação em busca de um estilo de vida mais saudável ou vegano :-) Reviewed by dcoracao.com - redação on 3/20/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.