VEJA TAMBÉM:

cozinha

Receita: "pão de queijo" de MANDIOCA (sem queijo, vegano! E barato!)

Receita: "pão de queijo" de MANDIOCA (sem queijo, vegano! E barato!)

Vem anotar essa receita: mais um pãozinho barato, gostoso e fácil de fazer!

Lembra do "pão de queijo" sem queijo, de batata? Pois resolvemos experimentar com outros tubérculos, e fizemos um pãozinho de mandioca.

A mandioca é também um ingrediente funcional, pois aumenta os níveis de serotonina - o neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar. Qualquer alimento fonte de carboidrato tem esse poder, só que a mandioca é campeã! As fibras da mandioca ajudam a regular o funcionamento do intestino, onde boa parte da serotonina é produzida. Com esse neurotransmissor em alta, você fica mais resistente aos efeitos do stress! #juro

Ou seja, o "pão de queijo", sem queijo, e com mandioca, é sucesso! É praticamente um pão de beijo :-) E, como já dissemos, nem adianta dizer que é sacrilégio chamar de pão de queijo se não tiver queijo. Sacrilégio é não comer esse pãozinho ;-)

Além do "pão de queijo" de mandioca ser uma receita super fácil de fazer (não requer batedeira, nem liquidificador, nem nada, é só misturar), não possui ingredientes de origem animal (é vegana!) e não contém glúten. Sim, é uma receita glúten free. ;-) Mas o que faz a gente querer mesmo é que é muuuuuito gostosa. Tá duvidando? Então faz aí e nos diz se não :-D

INGREDIENTES: "PÃO DE QUEIJO" VEGANO DE MANDIOCA


  • 250g de mandioca descascada (suficiente para fazer ~250g de purê de mandioca)
  • 75g (=½ xícara) de polvilho doce
  • 15g (=1/8 xícara) de polvilho azedo
  • 30g (=2 colheres sopa) de óleo vegetal (podendo ser de soja, azeite, ou óleo de coco)
  • 1 colher (das de café) de sal ou sal à gosto
  • 1 colher (das de sopa) de água
  • 1 colher de café de cúrcuma (ingrediente funcional e que dá ainda mais cor à massa, mas é opcional)

COMO FAZER: "PÃO DE QUEIJO" VEGANO DE MANDIOCA

PURÊ DE MANDIOCA:
  • NO FOGÃO: Cozinhe os 250g de mandioca descascada e cortada em pedaços (usamos mandioca amarela), em água até ficar macia. Desligue o fogo, escorra e amasse.

MASSA:
  • Misture todos os ingredientes (purê, polvilhos, óleo, sal e água). Amasse até ficar uma massa uniforme. (É por pouco tempo, essa massa é bem fácil.)
  • Enrole em bolinhas de aproximadamente 20g, se quiser no tamanho "coquetel". Coloque em uma assadeira (que caiba no seu congelador). Leve ao congelador por meia hora.
  • Asse em forno pré-aquecido, a 180°C por 30 minutos, ou até que fique dourado.

Outra opção é fazer como se fosse pão, na sanduicheira ou grill. Fica pronto em 10 minutos ;-)

Rendimento: 20 pãezinhos do tamanho coquetel
Tempo de preparo: de 50 minutos a 1h20m
Dicas: Esta é uma receita sem ingredientes de origem animal (ou seja, vegana) e sem glúten. Os pãezinhos podem ser comidos puros ou com geleias, pastinhas, etc. Os pãezinhos, depois de enrolados e congelados, podem ser guardados em saquinhos e congelados. Uma boa ideia é dobrar a receita, e guardar o excedente para outro dia. ;-)


CURIOSIDADE: POR QUE DEVO CONGELAR A MASSA ANTES DE ASSAR?

FORMA:
Quando a massa do pão de queijo (massa deste ou de qualquer outro, ou mesmo massa de biscoito) é levada direto para o forno eles derretem antes de assar, perdendo sua forma e virando uma "sola de sapato". Se você levar massa de pão de queijo (de novo: deste ou qualquer outro, ou mesmo massa de biscoito) congelada, ou pelo menos resfriada, para o forno, rapidamente é formada uma "casquinha" por fora que ajuda e segurar a forma arredondada, e o pão de queijo assa corretamente.

TEXTURA:

A gordura em sua forma fria é mais sólida (ou pastosa) se mantendo na massa. Levada direto do congelador ao forno a textura se mantém mais agradável, pois a gordura (no caso o óleo ou azeite) não escorre da massa.

SABOR:
Outro fato: à medida que a massa descansa, parte do amido do polvilho e da mandioca se quebram em carboidratos mais simples, como o açúcar (também um carboidrato). Assim, uma vez que o açúcar é um intensificador de sabor (como o sal), os pãezinhos podem ficar mais saborosos.


Receita: "pão de queijo" de MANDIOCA (sem queijo, vegano! E barato!) Reviewed by vivianne pontes on 3/21/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.