VEJA TAMBÉM:

cozinha

Receita de molho cremoso com queijo Danablu (ou Roquefort ou Gorgonzola) para ser servido com massa


Vem aprender essa receita fácil e deliciosa!

Quem viu o documentário “O Mineiro e o Queijo” sabe que, no Brasil, os produtores de queijos de leite cru vivem às turras com a legislação. Ao mesmo tempo, importamos deliciosos queijos de mofo branco, verde e azul.

Muito por não produzirmos, infelizmente, este tipo de queijo por aqui, ainda é raro encontrar receitas feitas com eles :-(. Mas se você aprecia estes queijos - ou se quer começar a experimentar novos sabores - a receita de hoje é perfeita pra você! É que, em um molho, o queijo ganha suavidade, mas não perde nada em sabor :-D.


Danablu (de Danish Blue) é um tradicional queijo dinamarquês, de sabor característico e intenso, ligeiramente salgado e picante, com textura tendendo à cremosa. Tal como o gorgonzola, o Roquefort e o Saint Augur, o Danablu é maturado com Penicillium roqueforti e é marmorizado.

Uma boa dica: para receitas com queijos especiais, de sabor marcante, o ideal é não exagerar nos temperos, para aproveitar melhor o sabor do queijo. ;-) E a ideia aqui é usar um macarrão de boa qualidade, mas simples, pelo mesmo motivo. Ah! E o molho pode ser guardado na geladeira por até duas semans. Ótimo pra quem quer otimizar o tempo, né? Bora pra receita?

INGREDIENTES: MOLHO DE QUEIJO
  • 100g de queijo de mofo verde ou azul (como Danablu, gorgonzola, Roquefort ou Saint Augur)
  • 200g de creme de leite
  • 200g de leite
  • 20g de manteiga
  • 1 colher de café de pimenta do reino (à gosto)

COMO FAZER: MOLHO DE QUEIJO
  • Em uma panela, misture todos os ingredientes em fogo baixo até ficar uniforme. 
  • Espere até a mistura alcançar uma consistência cremosa, desligue o fogo, despeje por cima de uma massa e está pronto para ser deliciado!


Rendimento: 4 porções generosas de molho
Tempo de preparo: 5 minutos
Dica: se você é fã de cervejas artesanais, os especialistas indicam: para harmonizar com essa receita, vai muito bem uma cerveja sabor puxando para o amargo, tipo stout ou doppel bock de coloração escura.

Hey! Para esse conteúdo colaborou o chef André Nogal
Receita de molho cremoso com queijo Danablu (ou Roquefort ou Gorgonzola) para ser servido com massa Reviewed by dcoracao.com - redação on 3/02/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.