VEJA TAMBÉM:

cozinha

O que é o Chef de cozinha? O que faz? Como vivem? O que comem? Como se reproduzem? :-D


O que é o Chef de cozinha? O que faz? Como vivem? O que comem? Como se reproduzem? :-D

Você sabe que dia é hoje? Sim, 13 de maio e.........? Se ficou faltando a resposta, a gente te conta: no dia 13 de maio se comemora o Dia do Chef de Cozinha (segundo o Google, também é dia da Abolição da Escravatura (!), da fraternidade brasileira, do automóvel e do zootecnista).

Como dá pra imaginar, essa é uma profissão que a gente aqui no Casa&Cozinha dá muito valor. Por isso, convidamos o nosso chef favorito, André Nogal, para responder às principais questões sobre o trabalho de um chef de cozinha!


Afinal, o que é um chef de cozinha?

Chef de cozinha - também conhecido como: profissional da cozinha, chefE de cozinha, cozinheiro profissional, chef executivo ou só chef - é um cargo do cozinheiro. É o cozinheiro chefe dos cozinheiros. Ou seja: só é chefe se tiver uma cozinha e for chefe dela (e dos outros cozinheiros).
Chef de cozinha é uma posição hierárquica. A noção de que alguém estuda gastronomia "pra ser chef" é errada. Seria o mesmo que dizer que alguém entra na carreira militar para ser general. A faculdade de gastronomia forma cozinheiros profissionais, que podem vir a ser chefs, de acordo com a função que exercerem.
A maioria dos chefs têm alguma especialidade ou área gastronômica de trabalho preferida (como a brasileira, italiana, vegana, japonesa, internacional, etc).


Onde um chef de cozinha pode trabalhar e quais suas tarefas?

Se engana quem pensa que chef só trabalha preparando comida naquele restaurante bacaninha que tem perto da sua casa. O local de trabalho do chefe de cozinha pode variar muito, e é todo lugar que tem cozinha e produção de alimentos, podendo ir desde restaurantes e hoteis sofisticados, passando por cozinhas privadas, cozinhas hospitalares, navios de cruzeiro ou mesmo fornecendo a comida para sets de filmagem, e até marmitas. As suas tarefas vão variar de acordo com o seu local de trabalho. Por exemplo, dentro de cozinhas profissionais, além de criar novos pratos, monta menus, cuida dos fornecedores e do treinamento e andamento da equipe de cozinha (outros cozinheiros, confeiteiros e/ou padeiros).

Equipe? Sim! Um chef de restaurante (ou "chef de estação"), por exemplo, não é o único responsável pela produção da comida servida na mesa. Inclusive, por isso o nome estação, porque ele pode trabalhar em qualquer uma das chamadas estações, que vão desde a preparação dos alimentos frios (saladas), das sopas (quentes), dos que vão na chapa e na grelha e de molhos.



Qual o perfil ideal para um chef de cozinha?

Lembrando que ninguém se forma chef na faculdade, se forma cozinheiro, esta carreira é uma boa escolha para pessoas muito motivadas, e muito curiosas. Longas jornadas de trabalho são muito comuns, assim como trabalhar até altas horas. Afinal, muitos restaurantes podem até fechar as portas às 22h00mins, mas é preciso esperar o último cliente sair e, depois disso, suas cozinhas precisam ser limpas e preparadas para o dia seguinte.

Ter atenção aos detalhes é muito importante também. Tanto para seguir receitas quanto para manter o controle dos suprimentos de cozinha, níveis de estoque, mas também para exercer funções gerenciais, tarefa que muitas vezes se espera deste profissional.

Estar em boa forma também é um bom ponto, já que essa é uma profissão que pode demandar que você esteja de pé por pelo menos oito horas por dia, levantando potes ​​e equipamentos de cozinha pesados constantemente (e não se esqueça do trabalho até tarde). E, bom, e não precisamos nem falar sobre manter uma higiene pessoal impecável, né?!

Como funciona a hierarquia dentro da cozinha?

Em uma cozinha grande, profissional e ideal existem diversas posições. Na formação clássica, o saucier (que prepara os molhos), é muitas vezes uma posição semi-gerencial, com mais autoridade em relação aos outros cozinheiros. O sous-chef ("sub-chef") tem autoridade sobre o saucier e o chefe de cozinha ("chef de cuisine") tem autoridade sobre todo mundo.

Mas existem diversas outras funções (considerando a formação clássica). Veja a lista completa aqui.

☞ Um parabéns a todos os chefs de cozinha espalhados pelo mundo e nós gostaríamos de saber: do lado daí, tem algum chef de cozinha lendo a gente?

Hey! Para esse conteúdo colaborou o chef André Nogal :-)

Imagens via: 1 // 2 // 3
O que é o Chef de cozinha? O que faz? Como vivem? O que comem? Como se reproduzem? :-D Reviewed by vivianne pontes on 5/13/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.