VEJA TAMBÉM:

cozinha

Como decorar sua casa de maneira mais minimalista? A stylist da IKEA te dá as dicas!


Sonha com aqueles ambientes *clean* mas não sabe como fazê-los na sua casa? Essa entrevista pode ser a sua salvação!

Seria um pouco de blasfêmia falar que a Ikea é simplesmente uma grande loja de móveis adepta ao preço bacana e ao estilo compre-o-móvel-e-monte-você-mesmo (sim, aquele episódio de Friends também veio à nossa cabeça). Vamos expressar o que ela realmente é de uma maneira bem simples: o catálogo dela já fazia sucesso muito antes do Pinterest sonhar em nascer ;-). Aliás, se você é fã da decoração minimalista, escandinava, provavelmente já topou com produções da loja por aí.

A Ikea está praticamente no mundo todo, menos no... Brasil. Fuén. Então por que falar dela? Porque vale a pena acompanhar os seus já citados catálogos de ambientes. A gente repete: é um prato cheio de inspirações.

E, por já amar tudo que a loja produzia, quando topamos com essa entrevista da Pella Hedeby - stylist de interiores suiça que já produziu muitos editoriais para a IKEA -, a felicidade foi instantânea. Compartilhamento de segredos na hora de decorar a casa, quais são suas peças favoritas e como alcançar o look minimalista que nós tanto amamos! Como tinha muita dica bacana, resolvemos traduzir a conversa para que todo mundo tenha acesso à ela ;-). Boa leitura!


Qual é a primeira coisa que você pensa quando decora um cômodo?
Pella Hedeby: Eu começo pelas suas proporções e funções. Ele não deve passar a sensação de estar amontado ou com móveis demais, mas sim convidativo e balanceado. Quero passar a sensação de harmonia, criando um ambiente em que as pessoas vão querer ficar por um bom tempo.

Quais são as 3 qualidades que todo cômodo deve possuir?
PH: Iluminação, circulação de ar e ser relaxante. É importante aproveitar da luz natural e organizar o cômodo para que ele passe a sensação de ser arejado mas, ao mesmo tempo, gostoso e confortável. A luz sempre tem um papel importante e deve ser natural a maneira como você se movimenta pelo cômodo. Materiais naturais também criam um sentimento genuinamente agradável.

O quão importante é espaço? Ele impacta na visão e na sensação?
PH: O "espaço" tem um impacto enorme em como nós "sentimos" um cômodo. Você pode alcançar a sensação desejada - seja ela arejada e minimalista ou acolhedor e convidativa - simplesmente pelas peças que você escolhe.

Por exemplo, um quarto pode ser decorado com uma paleta de cores mais escuras para ser mais acolhedor. Não é apenas os móveis que definem isso, mas também a cartela de cores que você escolhe. Mas lembre-se, um quarto todo branco com pontos de cores claras vai parecer mais espaçoso do que um com cores escuras.


Quais são as suas maneiras favoritas de adicionar textura em um cômodo?
PH: Se você quer decorar de maneira minimalista, textura é tudo. Com elementos naturais você consegue alcançar aquele sensação acolhedora genuína. É mais fácil do que decorar com muitos objetos, o que demanda mais atenção. Linho é a minha textura favorita; ele dá uma sensação de um espaço tranquilo. Misture com lã e pele de carneiro (nota nossa: fake, por favor!) para um resultado mais natural e rústico. Esses materiais, juntos com madeira, o couro e pedras sempre funcionam.

Quais são as suas cores favoritas para trabalhar?
PH: Eu adoro trabalhar com tom sobre tom para um resultado mais harmonioso. Desde o branco, cinza e cores naturais até as mais escuras. Cinza-azulado, cinza-esverdeado e marrom ficam incrivelmente bonitas no contexto certo, adicione o preto para um contraste gráfico. Eu tento evitar cores muito fortes e padronagens porque elas não combinam muito com a minha personalidade

Quais são os seus produtos favoritos da IKEA e por quê?
PH: Sempre começo a decoração com uma base simples. Então os meus favoritos são peças funcionais com um design simples e clássico. Tento evitar detalhes em plástico. No ano passado, nós tivemos a sorte de ter a coleção Sinnerlig da Ilse Craford; seus itens certamente serão um clássico. Eu amo usar peças com uma aparência rústica e de feita a mão para adicionar um toque mais pessoal.

Outros dos meus favoritos da IKEA são os tapetes naturais Lohals, uma lâmpada chamada Aröd, os cavaletes Lerberg e o tecido de linho Aina; esse tecido tem uma textura maravilhosa que fica ainda mais linda depois de lavada.


Que dicas você tem para styling peças da IKEA em casa? - nota nossa: troque IKEA por qualquer loja de móveis grande :-)
PH: Use uma base com produtos mais simples e adicione um toque pessoal. Por exemplo, adicione um tampo de mesa rústico e envelhecido sobre 2 cavaletes Lerberg ou um tampo de mármore sobre uma Bestå para uma sensação mais luxuosa, pinte alguns banquinhos e deixe ela ganhar uma pátina natural com o passar do tempo...

Como podemos minimizar a bagunça para conseguir um ambiente minimalista?
PH: Limpe. Depois considere o que você realmente precisa antes de comprar algo novo. Tire tudo do quarto e adicione texturas de uma só cor para passar uma sensação calmante. Armazene e esconda a bagunça que fica empilhada no canto. Camufle os armários com a parede pintando-os da mesma cor. Outra dica é juntar objetos decorativos com objetos de afeto e peças de centro interessantes ao invés de tê-los simplesmente espalhados pela casa.

Qual a sua filosofia favorita na hora de decorar?
PH: Eu me tornei mais e mais consciente das minhas escolhas. Seja com roupa, decoração ou outras compras do meu dia-a-dia. Nós precisamos pensar mais sustentavelmente. E nós definitivamente não precisamos de mais coisas. Então, qualquer item que eu compro precisa ter valor pra mim - ela deve ser esteticamente agradável E útil. Minha meta é alcançar a simplicidade.


☞ Essa é uma entrevista traduzida. Para ver a matéria original, clique aqui!
☞ Imagens desses post via via e via, todas com styling da Pella.
Como decorar sua casa de maneira mais minimalista? A stylist da IKEA te dá as dicas! Reviewed by dcoracao.com - redação on 7/21/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.