VEJA TAMBÉM:

cozinha

Como organizar a despensa / armário de comida e economizar dinheiro!

Como organiza a despensa / armário de comida e economizar dinheiro!

Economizar dinheiro? Queremos! Como? Organizando!

Que atire a primeira pedra quem nunca comprou alguma coisa no super-mercado pra chegar em casa e descobrir que tinha já outra igual em casa? Quando o produto é não-perecível e/ou muito usado, OK, não é exatamente um problema. Mas quando não se encaixa em nenhum desses quesitos, muitas vezes acaba virando sinônimo de dinheiro jogado fora :-(.

Pra você economizar um dinheirinho no final do mês, a gente te dá alguns truques que vão ajudar na hora de manter a despensa e/ou o armário da cozinha arrumado. Pra você nunca mais ver nada estragando por aí ;-)!

Como organiza a despensa / armário de comida e economizar dinheiro!

Coloque tudo em potes transparentes - e de vidro: Ok! Os tupperwares de plásticos podem ser tentadores, com aquelas cores bonitas e os preços mais em conta. Mas você já viu algum durar muuuuitos anos? Nem nós. Com o tempo eles se deformam, quebram, ficam grudentos, difíceis de limpar... O que significa que eventualmente vão precisar ir embora e você comprar novos. Ou seja, além de estar produzindo lixo, no final das contas, vai gastar mais.

Vendo por esse ponto, os potes de vidro são um investimento a longo prazo, não é mesmo? Além do que, por serem transparentes, fica mais fácil ver o que você tem - e de fato usar! Na hora de comprar, dê preferência aos modelos cujas laterais são retas ao invés dos arredondados. Eles vão economizar espaço ;-)!

Mas guarde as informações importantes: Datas de validade, tempo de cozimento etc são informações para se ter em mãos mas que vão embora quando você joga embalagens fora. A solução é muito simples, escreva o que for importante nos vidros usando caneta para CD. Quando o conteúdo da jarra acabar, você apaga usando um pouco de álcool e ela já está pronta pra outra!

Além disso, programa um alarme com as datas de validade!: Não adianta nada fazer tudo isso se você vai deixar as comidas estragarem. E nós nem precisamos dizer o quão ruim é deixar isso acontecer, né? Para evitar isso, programe alarmes no calendário do seu celular de acordo com as datas de validades. Agende o primeiro para tocar 1 mês antes, outro para 1 semana e, por fim, o último 1 dia antes. Assim, você não dá chance pra comida nenhuma estragar!


Saiba onde estão as suas coisas: Não importa se você tem um quartinho inteiro ou só uma porta de armário para guardar os mantimentos, se você criar um sistema de organização, dificilmente perderá tempo procurando por um tempero específico ou mesmo irá a toa ao supermercado para comprar leite quando, na verdade, ele estava escondido nos fundos da gaveta.

Não existe uma fórmula mágica para organização, funciona diferente para cada um. Mas sempre indicamos deixar os alimentos mais usados (como leite, açúcar, etc) em uma prateleira a qual você não precise se abaixar nem da ajuda de um banco para alcançar. Suas costas agradecem!

E agrupe por tipo: Qual o sentido de ter um potinho de orégano aqui e outro de manjericão lá? Agrupe os itens que são do mesmo tipo juntos. Uma boa dica para ajudar nessa separação é usando caixas (ou mesmo fazendo a demarcação na prateleira usando washi tape!).

Guarde tudo assim que chegar do mercado!: Não sabemos explicar psicologicamente o porquê isso acontece, mas, sempre que você deixa pra arrumar qualquer coisa depois dificilmente a arrumação será feita atentamente. Guarde as compras assim que chegar em casa. Assim, vai evitar de só lembrar de fazê-lo quando já estiver escovando os dentes, morrendo de vontade de ir pra cama (e convenhamos, quem consegue fazer alguma coisa direito nesse estado?!) ;-).

☞ E você? Tem mais alguma dica que use para organizar aí na sua casa? Conta pra gente! Adoramos aprender coisas novas :-D!

Imagens via 01 // 02 // 03 
Como organizar a despensa / armário de comida e economizar dinheiro! Reviewed by dcoracao.com - redação on 8/15/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.