VEJA TAMBÉM:

cozinha

Erva-cidreira ou melissa: pra aliviar o estômago e dar uma acalmada


Plantinha fácil de ter em casa, chá delicioso

A memória é uma coisa engraçada. Depois da última publicação, a primeira de Raízes, me alertaram para algumas coisas da minha história que não foram exatamente assim. Por liberdade e processo de aceitação da minha própria memória irregular, não vou mencionar o que minha cabeça aparentemente registrou errado, mas vou recuperar uma memória que eu sei que não falha: a do chá de erva cidreira.

Na edição da minha mãe de A Cura Pelas Plantas (do André G. Fossat, que estou falando sobre nessa série Raízes - se você não viu o contexto, é só clicar aqui) erva-cidreira, ou melissa, está na página 76. Segundo o livro, usa-se as folhas frescas, por exemplo, para aplicar sobre as pálpebras para aliviar inflamações nos olhos ou também para "lavagens" intestinais com o chá da planta.

Na minha memória, melissa era uma plantinha que tinha atrás da casa onde passei minha adolescência. Dava umas pequenas flores brancas, o cheiro era bem suave. Na verdade era da vizinha, mas a gente podia usar, ou não, mas usava mesmo assim. Nessa época, fosse por estar nervosa ou com o estômago doído, ia meu pai lá nos fundos pegar um bocado pra fazer um chá pra mim. Ajudava a acalmar o estômago e a cabeça, o que por consequência me ajudava também a dormir, coisa que não sei fazer direito até hoje.

Vou buscar uma mudinha, segundo o livro ela cresce até mais ou menos um metro de altura, parece fácil de cuidar e ainda não tentei ter no apartamento. Tem que ver se aguenta o calor do Rio. Mas na casa do meu pai, quando eu finalmente plantei a minha própria para parar de pegar da vizinha, foi molezinha.

Importante: Esse texto não é redigido por uma profissional da saúde, portanto nada aqui é recomendação médica, ok? Para resolver problemas de saúde, procure sempre um profissional registrado da rede pública ou privada.

♥ Meu nome é Luna Duarte, vem acompanhar a nova e despretensiosa série Raízes? E se essa é sua primeira vez aqui, divirta-se um pouco com as publicações mais antigas do blog! ;)
Erva-cidreira ou melissa: pra aliviar o estômago e dar uma acalmada Reviewed by Luna Duarte on 1/10/2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.