VEJA TAMBÉM:

cozinha

A cura pelas plantas, de André G. Fossat


Resgate de memórias e chás que curam de tudo-um-pouco

Minha mãe nasceu em Manaus, assim como eu e meus três irmãos. Já meu pai, que a conheceu no Acre, cresceu em Petrópolis, como eu também cresci. É com esse contexto de origens do Norte do país e da serra petropolitana que meus pais sempre foram muito adeptos dos chás para quase tudo. Até meus 17 anos, e ainda hoje quando visito meu pai, são o suco de laranja e o chá de hortelã & outras ervas que aliviam minhas dores de cabeça, estômago, cansaço e afins. Uma vez que minha irmã tomou uma água não potável, foi um chá de ayahuasca que nossa mãe fez que a curou, mas aí é uma história a parte.

Remédio de farmácia mesmo é coisa que eu só comecei a tomar pra valer quando me mudei pro Rio de Janeiro, porque não há capim que dure no calor do primeiro andar de uma rua movimentada no bairro da Tijuca. Deve ter gente que consiga cultivar, mas comigo só rolou ter um verdinho em casa quando mudei para um apartamento com um espaço que pega sol e chuva, só que nunca nenhuma erva vingou. Então chá por aqui só daqueles que a gente compra no mercado mesmo, ou aproveitando do sacolão, infelizmente nada vem das minhas prantinha (licença poética de internet) e isso faz muita, muita, mas muita falta!

Foi em junho de 2020 - que foi-se embora, amém! - limpando a cristaleira do meu pai, que há décadas abrigava livros antigos, quando dei de cara com o livro A Cura Pelas Plantas, Pelas Folhas, Pelos Frutos, Pelas Raízes, do André G. Fossat, livro que minha mãe consultava para "curar" a gente. Tem de tudo! São 159 páginas sobre plantas, folhas, frutos e raízes que servem para curar alguma coisa do corpo, com explicação do que é, para que e como usar. Uma raridade, eu achei, mas na verdade você ainda encontra ele para venda online, provavelmente em algum sebo também. Só que essa edição tá assim, toda velhinha, carcomida, e eu queria transcrever algumas partes misturadas com memórias para que elas não se percam, para que fiquem registradas nas internets.

A Vivi Pontes me cedeu um espaço aqui no blog, que me é familiar, para desenvolver essa recordação. Então estou criando uma série para o casaecozinha.com que vou chamar carinhosamente de Raízes, assim teremos um registro de plantas que podemos ter em casa para, por exemplo, aliviar um estômago magoado.

Importante: Esse texto não é redigido por uma profissional da saúde, portanto nada aqui é recomendação médica, ok? Para resolver problemas de saúde, procure sempre um profissional registrado da rede pública ou privada.

♥ Meu nome é Luna Duarte, vem acompanhar a nova e despretensiosa série Raízes? E se essa é sua primeira vez aqui, divirta-se um pouco com as publicações mais antigas do blog! ;)
A cura pelas plantas, de André G. Fossat Reviewed by Luna Duarte on 1/07/2021 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.