VEJA TAMBÉM:

cozinha

A história completa do miojo +5 receitas para você comemorar o dia do miojo

Imagem: Nissin

Dia 25 de agosto é dia do miojo, e a gente te conta a história completa do alimento e ainda te dá 5 receitas pra você comemorar!

Com o Japão sofrendo de escassez de alimentos no pós-guerra o Ministério da Saúde japonês orientava que se comesse pão feito de farinha de trigo, que era fornecida pelos Estados Unidos. Um taiwanês chamado Momofuku Ando não conseguia entender por que o pão era recomendado em vez de macarrão, mais familiar pros japoneses. Escreveu ao Ministério e a resposta foi que as empresas de macarrão eram muito pequenas para satisfazer as necessidades de abastecimento. Ando, que não era bobo nem nada, decidiu desenvolver uma solução que fosse barata e rápida (portanto gastava pouco combustível pra ser preparada).

E esse é o começo da história da invenção do miojo, que foi feito pela primeira vez em 25 de agosto de 1958 (e é por isso que se comemora o #diadomiojo nesta data). :-)

Mas de onde vem o nome "miojo" e o que significa?

No mesmo Japão destruído pelo pós-guerra, a Myojo Foods teve a mesmíssima ideia: produzir macarrão pré-cozido. O nome miojo vem de uma famosa escola japonesa chamada Myoujou, conterrânea da empresa. Myoujou significa Vênus, ou estrela da manhã.

Mas e o miojo no Brasil?

Um empresário chinês trazia e vendia o macarrão da Myojo para a comunidade japonesa em São Paulo. Era caro por ser importado, mas mesmo assim se popularizou. Em 1965 a Nissin veio pro Brasil, e em parceria com a Miojo vendia o Nissin-Miojo. Em 2007 a Nissin comprou a Myojo, e passou a usar mais apenas o nome de Nissin.

Agora que você já sabe tudo sobre o miojo, que tal comemorar seu aniversário preparando uma receita especial? A gente te dá 5!

Imagem: Panelaterapia

Lasanha de miojo, Panelaterapia.

Imagem: Temperaria

Miojo com camarões trufados e rúcula, Temperaria.

Imagem: MrMag

Miojo Gourmet, Mr Mag.

Imagem: Gordelícias

Miojo na Manteiga e Alho, Gordelícias.

Imagem: Nissin

Miojo ao molho de cerveja, Nissin.

E aí, te deu vontade de encarar aquele miojo turbinado hoje?

A história completa do miojo +5 receitas para você comemorar o dia do miojo Reviewed by vivianne pontes on 8/24/2015 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.