Dicas para aproveitar talos de temperos
Talos de temperos e ervas costumam ir direto para a lixeira da sua casa? Temos 7 ótimos motivos para mudar essa rotina!
A gente faz certas coisas por tanto tempo, que para de se questionar e fica no automático. O mesmo caminho para o trabalho. O mesmo roteiro para tomar banho (a gente nem pensa ao tomar banho, só vai fazendo os movimentos meio mecanicamente). E a mesma forma de usar ervas - como salsinha, cebolinha, coentro, manjericão, alecrim...: usa as folhas e joga os talos fora.
Esta mecanicidade só costuma ser mexida quando algo diferente acontece. E, pelo menos no que concerne aos temperos, vários algos diferentes vêm acontecendo. A consciência de que precisamos aproveitar melhor os alimentos, desperdiçar menos, gerar menos lixo, e ainda economizar são alguns desses algos.
Mas precisamos dizer: não são só estas necessidades que deveriam te mover a aproveitar os talinhos de temperos. O fato é que eles agregam muito sabor aos pratos, e ainda podem facilitar sua vida na cozinha!Como é muito difícil encontrar receitas que indiquem diretamente o uso dos talos, separamos algumas dicas para te ajudar a colocar em prática esse novo hábito.
DICA #1: USE COMO SE USA AS FOLHAS! SAIBA COMO:
Sabe aquele temperinho verde que você comprou e esqueceu na gaveta da geladeira? Só porque as folhas estão amarelando não é motivo para jogar tudo fora. Se for esse o caso, jogue fora as folhas mais feias e use um pouco dos talos. Tenha em mente que quanto mais perto das folha, mais concentrado o sabor. Vá picando e provando, se diminuir o sabor, reserve para outros fins, que a gente te conta abaixo ;-)
DICA #2: FAÇA SEU TEMPERO CASEIRO
Mais uma ideia para usar os talos é fazer um sal temperado caseiro. Você pode usar apenas uma erva ou uma mistura que você goste. É só bater os talos no liquidificador, com alguns dentes de alho, e meia cebola. Adicione um pouquinho de azeite, o suficiente para ficar mais fácil de bater no liquidificador. Bata até ficar com aspecto uniforme. Retire do copo do liquidificador e coloque em uma vasilha maior e vá adicionando sal refinado até ficar com aspecto de pasta. Guarde na geladeira.
O tempero feito assim deixa a comida mais saborosa e acaba naturalmente fazendo que usemos menos sal, uma vez que vai dar mais gosto. Ah! O azeite e o sal também funcionam como conservante, mantendo o tempero verdinho por mais tempo!
DICA #3: FAÇA MANTEIGA DE ERVAS
Aproveite a mesma pasta da receita da dica #2 misturando com um pouco de manteiga. Pronto! Você tem uma manteiga de ervas! :-)
DICA #4: USE OS TALOS PARA DAR GOSTO EM SOPAS, CALDOS E MOLHOS!
Os talos podem ser colocados no começo de refogados, junto com cebola e alho, por exemplo. Corte bem miudinho: quanto menor, mais sabor e mais fácil de dissolver no meio da comida para não ter que mastigá-los. Assim adicionam gosto e nutrientes às sopas, caldos e molhos.
DICA #5: USE COMO ESPETINHO
Galhos ou talos mais grossos de alecrim e tomilho podem ser usados no lugar de palitos para espetinhos, adicionando sabor e aroma. Como base para segurar aperitivos, deixa o visual descolado e dão um toque profissional ao seu quitute.
DICA #6: CONGELE!
Se não for usar na hora, congele. Sem medo. Basta lavar e retirar o excesso de água com papel toalha, ou deixar secar em cima de um pano de prato. Depois de secos, coloque num saco plástico e leve direto para o congelador. Detalhe: eles ficam ainda mais fáceis de picar quando foram congelados ;-) Daí, quando quiser usar algum dos outros truques, é só sacar a reserva do congelador! :-)
ATENÇÃO: Exceto no caso dos espetinhos, você só deve aproveitar a parte verde dos talos dos temperos, tá? ;-)
☞ Aqui aproveitamos ingredientes que normalmente são descartados! :-) Veja mais receitas na tag #reaproveitamento.
Dicas para aproveitar talos de temperos
Reviewed by dcoracao.com - redação
on
11/23/2015
Rating:
Nenhum comentário: