Aquafaba! O que é, para que serve, como fazer e tudo o que você precisa saber para sua "clara em neve vegana" dar certo!
Já ouviu falar em aquafaba? É uma incrível substância simples que substitui ovo! E é muito fácil de fazer. Tire todas as suas dúvidas aqui!
Aquafaba é o líquido de cozimento de leguminosas, como grão-de-bico. É uma substância barata, que muitas vezes é(ra) vista como descarte. Mas uma crescente comunidade vegetariana e vegana, que vive em busca de alternativas, recentemente descobriu que a aquafaba pode ser usada para substituir as claras de ovos em muitas receitas doces e salgadas.
Vem aprender a fazer aquafaba você também! Nada de receitas mirabolantes com 1001 ingredientes e que ninguém vai fazer! Essa receita só leva grão-de-bico e água! :-) E mesmo que você consuma ovos, pode ser uma alternativa excelente para preparar uma omelete mais saudável, ou para aquele dia que não tem ovo em casa.
NOTA DA COZINHA: Faz tempo que aqui na cozinha do Casa&Cozinha queríamos fazer experimentações com aquafaba. Mas a maioria das fontes, que não são muitas, usavam o grão-de-bico de latinha. No Brasil o mais comum - e mais barato - é o grão-de-bico seco, de saquinho, que costuma ficar ao lado do feijão nos supermercados. E neste ponto, de fazer a aquafaba "from scratch", do princípio, as fontes eram vagas e imprecisas, quanto a quantidades e espessura ideal da aquafaba. Por isso fizemos muitos testes até encontrar a proporção para a textura perfeita: a de clara de ovo! :-D Experimente, crie receitas, e divida com a gente! o/ Por comentário aqui, ou na nossa página no Facebook.
- 1 xícaras de grão-de-bico
- água para o molho + 3 xícaras de água
- Coloque o grão-de-bico de molho na água. Coloque água suficiente para cobrir os grãos +3 dedos. Deixe por pelo menos 6 horas. Neste período, escorra e troque a água pelo menos 2 vezes. (Veja os motivos do molho e de trocar a água lá embaixo, nas curiosidades.)
- No fim do período, escorra e descarte a água do molho.
- Coloque o grão-de-bico escorrido em uma panela de pressão, e adicione 3 xícaras de água. Feche a panela e leve ao fogo alto. ***Atenção***: não adicione sal nem temperos.
- Quando a panela de pressão começar a fazer barulho, baixe o fogo e deixe cozinhar por 20 minutos.
- Desligue o fogo, espere esfriar.
- Abra a panela. Despeje tudo (grão-de-bico + água) em um pote com tampa e leve à geladeira até o dia seguinte.
- No dia seguinte, passe o grão-de-bico por uma peneira e recolha o líquido. Esse líquido é a aquafaba \o/!
- O rendimento deve ser de 1 xícara de líquido/aquafaba. Se for maior que isso, leve ao fogo até reduzir para 1 xícara.
TEMPO DE PREPARO: tempo de molho + 20 minutos + tempo de geladeira.
RENDIMENTO: 1 xícara de aquafaba + cerca de 2 xícaras de grão-de-bico cozido (o grão-de-bico dobra de tamanho).
NOTA IMPORTANTE: Se o rendimento for menor que 1 xícara de aquafaba (até 3/4 de xícara), tudo bem. Também está boa para o uso. Se for muito menor que isso, pode ser que ficou tempo demais no fogo. Adicione 1 xícara de água à aquafaba, e leve ao fogo até o volume total reduzir para 1 xícara.
DICA: Use o grão-de-bico que "sobrou" em receitas como o petisco de grão de bico, ou o homus, entre outras. Ou congele para usar outro dia. :-)
- O que é aquafaba?
O nome vem de aqua=água + faba=Fabaceae (a família das leguminosas).
Tecnicamente: a aquafaba tem uma combinação única de amidos, proteínas e outros sólidos vegetais solúveis que migram a partir das sementes para a água durante o processo de cozimento, dando a essa solução/suspensão propriedades emulsificantes, espumantes, gelatinizantes e espessantes.
- O que posso fazer com aquafaba?
Na imagem acima, a foto da direita é da aquafaba batida pura, e a da esquerda, aquafaba com açúcar, para fazer suspiro.
- Como se faz aquafaba?
O que se sabe é que é um composto de amidos e proteínas. Pesquisas mostram açúcares livres, e sugerem que a galactose pode desempenhar um papel em suas propriedades. A ação de formação de espuma de aquafaba é parcialmente influenciada por saponinas. A gelificação da aquafaba pode ser explicada por polímeros. Mas cientificamente as características da aquafaba não são completamente conhecidas. Se você quiser saber mais, acompanhe aqui (em inglês).
- Aquafaba pode fazer mal?
O grão-de-bico é das leguminosas com a menor quantidade de lectinas e fitatos (antinutrientes*). Para fazê-la você retira bastante desses antinutrientes com o molho e a troca de água, e depois cozinha a uma temperatura acima de 100graus. Ou seja, feita corretamente, sem pular a etapa do molho, a aquafaba é segura para consumo. Muito mais segura, inclusive, que a clara de ovo.
- Posso fazer aquafaba com outra leguminosa que não o grão-de-bico?
- Porque tenho que deixar o grão-de-bico de molho e trocar a água pra fazer aquafaba?
Felizmente os fitatos são solúveis em água. :-) E a troca de águas serve para continuar o processo de retirar os fitatos do grão. (Ou tecnicamente: trocar a água saturada.) É por isso que você deve desprezar a água do molho. Para garantir que estes antinutrientes não fiquem na aquafaba (ou mesmo no grão de bico).
- Qual a consistência correta da aquafaba para usá-la em substituição às claras de ovo?
- Quanto de aquafaba substitui 1 ovo?
- A minha aquafaba ficou rala, com consistência líquida. O que devo fazer?
- Posso guardar aquafaba? Como guardar a aquafaba?
- Quanto tempo a aquafaba dura na geladeira?
- Posso congelar aquafaba?
- Posso levar novamente ao fogo a aquafaba guardada?
- Quero saber mais sobre aquafaba, o que faço?
♥ Anti-nutrientes são compostos naturais ou sintéticos que interferem na absorção de nutrientes.
♥ Aqui no Casa&Cozinha a gente aproveita toda pauta pra ir fundo, entender conceitos, fazer todas as perguntas e buscar as respostas. Outras matérias sobre ingredientes você pode ver aqui.
♥ Por Vivianne Pontes, farmacêutica (UFOP), vegetariana e estudiosa de antropologia da casa e da comida.
♥ Agora que você já sabe tudo, corre pra cozinha, vai! E depois de fazer sua aquafaba, vai poder usá-la em diversas receitas! :-D
Aquafaba! O que é, para que serve, como fazer e tudo o que você precisa saber para sua "clara em neve vegana" dar certo!
Reviewed by vivianne pontes
on
4/07/2016
Rating:
Nenhum comentário: