VEJA TAMBÉM:

cozinha

Receita de amendoim doce, o Beijo Quente (pralinê de amendoim)

Amendoim: faz bem pra saúde e é uma delícia!

Um docinho gostoso! Aprenda a melhor maneira de prepará-lo!

Amendoim doce é fácil de fazer, é gostoso, e ainda ajuda no aumento de consumo de amendoim, que é uma maravilha pra saúde. Afinal, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim e Derivados (ABICAD) comer amendoim protege os vasos sanguíneos, tem ação anti-inflamatória, previne o envelhecimento precoce, e combate o enfraquecimento de unhas e cabelos.

Se convenceu que o amendoim é espetáulo? :-) E de quebra é o tipo de receita curinga, que dá pra encher vidrinhos fofos e dar de mimo no dia das mães, Natal, etc. Então vamos à receita. ;-)

INGREDIENTES: AMENDOIM DOCE / BEIJO QUENTE / PRALINÊ DE AMENDOIM
Docinho rico em Vitamina E

  • 1 xícara de amendoim cru
  • 1 xícara de açúcar
  • 1/2 xícara de água
  • 1 colher (de café) de fermento químico em pó (pó  royal)

COMO FAZER: AMENDOIM DOCE / BEIJO QUENTE / PRALINÊ DE AMENDOIM

  • Ferva o amendoim cru em água por 3 a 5 minutos e escorra. (esta etapa é apenas para aumentar o valor nutricional do amendoim).
  • Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo baixo.
  • Mexa até que a calda vá engrossando.
  • Quando a calda começar a cristalizar, despeje em uma forma/assadeira.
  • Leve ao forno médio (180graus) por 20 min.
  • É difícil ;-), mas tem que esperar esfriar pra comer, senão queima a língua.

Rendimento: 1⅓ xícara
Tempo de preparo: 30 minutos


CURIOSIDADES: TUDO QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE O AMENDOIM

  • Amendoim é castanha?
Não! Curiosamente, o amendoim (Arachis hypogaea) é um legume, como o feijão.

  • Amendoim... os norte-americanos comem tanta manteiga de amendoim.... O amendoim é originário de lá?
Não, não e não! O amendoim é um produto genuinamente brasileiro! :-) Peças cerâmicas com sua forma datadas de mais de 3.500 anos comprovam isso. O cauim, tradicional bebida alcoólica indígena, frequentemente levava milho e amendoim como ingredientes.

Os invasores europeus descobriram o amendoim logo quando descobriram o Brasil. Levaram para a Europa, e de lá ele partiu para a África, e da África para os Estados Unidos.

  • *Posso comer amendoim cru?
De certa forma, amendoins crus podem ser comidos. Mas amendoim é legume, e como quase todos os legumes, quando cru contém ácido fítico / fitatos, um anti-nutriente. O ácido fítico é um quelante de (ou seja, torna inativos) minerais essenciais como o cálcio, magnésio, ferro e zinco, e portanto o excesso de consumo pode contribuir para deficiência destes minerais.

Amendoins também podem ser contaminados com um fungo chamado Aspergillus flavus que produz uma substância química chamada aflatoxina, com potencial cancerígeno, e que pode causar problemas de saúde em pessoas e animais.

  • Qual a melhor forma de comer amendoim?
A melhor forma é a que você preferir :-) A mais saudável é cozinhar um pouquinho o amendoim em água, antes de fazer qualquer coisa com ele, e descartar a água.

Quase todos os legumes (e só pra lembrar mais uma vez, amendoim é legume) devem ser colocados de molho antes de cozinhar. A imersão melhora a digestibilidade e diminui o tempo de cozimento. Com o amendoim basta cozinhar em água por 5 minutos, e descartar a água. O amendoim cozido têm quatro vezes mais antioxidantes do que o amendoim cru ou torrado. E tem muito menos fitatos.

Amendoim cozido também vem sendo usado ​​para tratar pessoas com alergia a amendoim, uma vez que feito desta maneira, as proteínas que desencadeiam reações alérgicas se desnaturam ("perdem sua força"). O tratamento consiste em dar amendoim cozido em quantidades crescentes e controladas, até que pacientes adquiram tolerância suficiente para começar a comer amendoim cru. Por favor, não tente isso sem acompanhamento médico. (Fonte: 1 // 2)

  • Quais são os benefícios e características nutricionais do amendoim?
Amendoim possui ácido fólico, ácido graxo monoinsaturado (conhecido como gordura do bem, contribui para diminuir a oxidação, aumentar a captação do colesterol ruim, o LDL, pelo fígado e elevar as taxas do colesterol bom, o HDL). Também possui cálcio, ferro, fósforo, potássio, magnésio, ômega-3, ômega-6, selênio, vitamina E, e vitaminas do complexo B. (Fonte: ABICAD, Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados)

♥ Anti-nutrientes são compostos naturais ou sintéticos que interferem na absorção de nutrientes.

Receita de amendoim doce, o Beijo Quente (pralinê de amendoim) Reviewed by vivianne pontes on 5/07/2016 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.