Receita para esquentar no friozinho: risoto (ou arroz cremoso) de talo de taioba!
Riosoto de talo de taioba é um delícia, sabia?!
O risoto meio que entra junto com o macarrão no ranking de comidas fáceis de preparar para quando o combo fome + preguiça de cozinhar resolve dar as caras, com o bônus de ser considerado mais chic comer um risoto do que o macarrão (não, não é ;-) mas é bom de qualquer jeito).
O risoto é um prato tradicional italiano e, tradicionalmente, os grãos de arroz usados para fazer um risoto são o arroz Arbório ou o arroz Carnaroli. Mas aqui no Brasil nem sempre é fácil encontrar esses grãos, e por isso a gente diz: é possível lançar mão do arroz agulhinha sem culpa. A única questão é que é necessário adicionar algum ingrediente para dar maior cremosidade (que é natural no Carnaroli e no Arbório).
(Continua achando um sacrilégio usar o arroz agulhinha? Então toma aqui uma curiosidade: os próprios italianos, no passado, mudaram um prato muito tradicional trocando o ingrediente pelo que havia de mais disponível. A polenta em sua criação não era feita de milho e sim de outros grãos. Com a descoberta das Américas - de onde o milho é original - é que a farinha de milho de popularizou na Europa e passou a ser usada como opção para a polenta. Tanto foi que hoje nem se pensa em polenta com algo diferente de farinhas de milho. Se você continua achando sacrilégio, tudo bem chamar de arroz cremoso ;-D)
A verdade é: o risoto (ou arroz cremoso) é um prato que combina (e muito bem) com o nosso “frio” brasileiro. Cremoso e quentinho, é um conforto em noites que pedem mangas compridas.
Daí você tá aí pensando: “mas risoto de talo de taioba??!”. E nós respondemos: sim, sim! A taioba é super nutritiva e essa é uma opção barata, saudável e prática de se preparar. E é um prato delicioso. E você vai estar aproveitando uma parte da planta super saborosa que poderia estar indo pro lixo :-O
Ah! A gente ainda te conta mais uma coisa boa: para essa receita, você pode aproveitar aquele arroz que já tá velho na geladeira e o qual você não aguenta mais ver a cara. ;-)
♥︎ Já mostramos aqui como aproveitar outros talos na cozinha. E não precisa nem explicar o quão bacana é diminuir o descarte de alimentos, né :-)?
♥︎ Ah, a taioba (principalmente ao usar uma parte menos convencional ainda) é uma PANC (Plantas Alimentícia Não Convencional)!
- 2 colheres de sopa de azeite de oliva OU manteiga
- 1/2 cebola picada
- 1 dente de alho picado
- 1 xícara de chá de arroz cozido
- 2 talos de taioba
- 3 colheres de sopa de requeijão cremoso OU requeisoy
- Sal e pimenta do reino moída a gosto
- Descasque os talos de taioba - além de fácil, é um processo bem gostosinho :-) - e corte em pedaços. A gente gosta de cortar na diagonal (que nem na foto acima), fica com mais cara de chef :-P
- Em uma panela, refogue a cebola e o alho com o azeite de oliva OU a manteiga. Acrescente os talos e deixe refogando mais um pouquinho.
- Acrescente o arroz cozido e misture. Adicione a água fervente, o requeijão OU requesoy e misture.
- Por fim, coloque sal a gosto (acrescente aos poucos; primeiro apenas uma pitada e vá provando) e a pimenta do reino moída e sirva!
Rendimento: 1 porção grandes
Tempo de preparo: 20 minutos
Dica: Sirva com queijo ralado ou Nutritional Yeast.
☞ Essa é uma receita que aproveita ingredientes que normalmente são descartados! :-) Veja mais receitas na tag #reaproveitamento
- O que é taioba?
A taioba tem muitas semelhanças com o cará / inhame / taro, e embora seja mais comum comer o cormo (batata) do cará e a folha da taioba, o contrário também é possível :-). E os talos - parte usada na receita acima - também são comestíveis :-)
"As folhas devem ser colhidas sempre novas, pois as mais velhas ou sob falta d’água concentram cristais de oxalato de cálcio em níveis que causam incômodo, coceira nas mucosas e sensação de asfixia. É comum o hábito de “rasgar” as folhas, retirando-se as nervuras, o que é necessário para folhas mais velhas ou de variedades com maiores teores de oxalato de cálcio." Conforme: Alimentos regionais brasileiros / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Atenção Básica. – 2. ed. – Brasília : Ministério da Saúde, 2015.
- Como reconhecer a taioba comestível? É verdade que existe taioba brava venenosa?
Fica bem mais fácil saber qual é a taioba verdadeira e qual é a falsa, olhando o desenho acima, que preparamos pra você :-D
- Posso fazer suco com taioba crua?
- Por que devo cozinhar a taioba?
Tecnicamente: cristais de ácido oxálico estão geralmente sob a forma di-hidratada (H2C2O4. 2H2O). Durante o aquecimento, as moléculas de água são libertadas do cristal. O ácido oxálico anidro se decompõe em dióxido de carbono (CO2), monóxido de carbono (CO) e de água (H2O).
- Qual a forma mais eficiente de eliminar os antinutrientes da taioba?
- O que devo fazer se a taioba irritar minha pele ou boca?
- Quais são os benefícios e características nutricionais da taioba?
Receita para esquentar no friozinho: risoto (ou arroz cremoso) de talo de taioba!
Reviewed by dcoracao.com - redação
on
6/17/2016
Rating:
Nenhum comentário: