VEJA TAMBÉM:

cozinha

O jeito certo de preparar macarrão para nunca mais errar ;-)


Vem aprender essas dicas, ou ter certeza do que você já faz! ¯\_(ツ)_/¯

Macarrão, nosso amigo de fé, irmão camarada. Tá conosco na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza. Tá sem grana? Faz um macarrão. Tá rycah? Bora pro restaurante italiano comer macarrão.

As teorias sobre a origem da famosa pasta (como se chama fora do Brasil), ou macarrão, são várias. A mais famosa é a que ela nasceu na China, chegando à Itália por meio do navegador Marco Polo, mas como ninguém sabe se Marco Polo foi à China mesmo, fica a eterna dúvida. Aqui no Brasil o macarrão chegou junto com a imigração italiana na segunda metade do século XIX, e aos poucos foi ganhando espaço na nossa gastronomia.

Mas história à parte, afinal o que você precisa fazer para preparar a massa perfeita? O chef Guilherme de Rosso, chef da casa curitibana Simples Assim, dá as dicas!


DICAS PARA COZINHAR MACARRÃO SEM ERRAR

  • Qual o tempo correto para cozinhar o macarrão?
Aqui não há uma resposta exata. Como o cozimento depende da proporção dos ingredientes na massa, e se ela está seca ou não, se é curta ou comprida, o ideal é seguir as instruções do fabricante na embalagem.

  • Qual a quantidade de água necessária para cozinhar o macarrão?
Para cozinhar de maneira perfeita precisamos de MUITA água, em média cerca de 1 litro de água para cada 100g de macarrão seco.

  • Coloco sal ou não na água do cozimento do macarrão?
Devemos sempre colocar sal, para que a massa não fique sem gosto. Prefiro utilizar sal grosso, cerca de aproximadamente 15g de sal para cada 1 L de água.

  • Coloco óleo ou não na água do cozimento do macarrão?
Óleo quase nunca é utilizado para cozinhar o macarrão, somente em casos extremos e raros, como uma massa de lasagna maior, para não fazer ela colar ou dependendo da pasta fresca, é utilizado UM FIO de óleo. Ou seja, se você fizer um spaghetti italiano bom, e usar óleo perto de algum italiano ele provavelmente irá te xingar. :D Mas isso porque o óleo faz com que o molho da pasta não aderia a ela, ficando sempre separadas no prato.

  • Devo lavar o macarrão depois de cozido?
Essa mania de lavar o macarrão depois de cozido faz com que a cocção da pasta pare. Ou seja: o macarrão não fica mais mole do que já está. Muitos restaurantes utilizam esse método para deixar a pasta perto do ponto ideal e assim demorar bem menos na finalização do prato. Em casa, não há necessidade, a não ser que você queira fazer uma salada com macarrão. :)

O jeito certo de preparar macarrão para nunca mais errar ;-) Reviewed by vivianne pontes on 3/06/2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.