Receita fácil e vegan para um happy hour: ceviche de banana-da-terra
Vem conhecer mais sobre o ceviche! E aprender essa receita deliciosa!
Ceviche é um prato latino-americano, do Peru, patrimonio cultural peruano. É possível experimentar essa comidinha de sabor ácido-picante em qualquer uma das milhares de cevicherias do país andino. Mas vamos saber mais sobre ele?
A origem da palavra é discutida, mas oficialmente considera-se que "cebiche" (outra grafia) vem da palavra cebo, pedaços, significando pedacinhos. Outra teoria é que a palavra veio do quéchua, siwichi, que significa peixe fresco.
Mas e a receita, de onde vem? Os Moches, do norte do Peru, antes da invasão espanhola, já comiam peixe cru com pimenta e um pouco de suco de tumbo (Passiflora tripartita), uma fruta bem azeda, parente do maracujá, de gosto e acidez semelhantes ao biribiri. Serviam com batata-doce e milho. Com a invasão chegaram também os ingredientes usados por espanhóis/europeus, como o limão e a cebola, que foram adicionados à mistura.
Ou seja: ao contrário do que já ouvi por aí, e embora a imigração japonesa no Peru seja significativa e a gastronomia nikkei importante, o ceviche não tem influência oriental, pois já existia muito antes da chegada dos japoneses em terras peruanas.
Por ser uma receita muito popular e muito antiga, existe um mar (ou uma floresta 😆🌱) de variações do ceviche. Ceviche não é só de peixe! Historicamente quem não estava próximo à costa - onde era possível encontrar o peixe fresco - foi adaptando, e criando sua própria versão. Assim, além dos ceviches de peixe e frutos do mar temos o ceviche de feijão, de abobrinha, manga, batata-doce, couve-flor, coco, abacate, palmito, banana-da-terra... Praticamente tudo que é cortado em cebiches/bocadinhos, temperado com suco ácido + pimenta + cebola + sal pode ser chamado de ceviche! Ouvi um amém?
Leve, saborosa e fresquinha - e ainda vegana! - o ceviche de banana-da-terra é uma receita perfeita pros dias quentes! E a gente ensina como fazer essa maravilha!
- 2 bananas-da-terra cortadas em rodelas de 1 a 2mm
- 1 cebola roxa* média cortada em rodelas de 1 a 2mm
- ½ pimenta dedo-de-moça sem sementes picadinha
- 1 colher (sopa) de gengibre descascado e picadinho
- 2 colheres de coentro picado (ou quantidade à gosto)
- 60 ml de suco de limão (cerca de 2 limões) OU tumbo OU biribiri (precisa ser bem ácido)
- 60 ml de suco de laranja (cerca de 1 laranja) OU maracujá (é o contraste menos ácido ao limão, etc)
- ½ colher (café) de sal (ou quantidade à gosto)
- Misture tudo em uma tigela, e leve à geladeira para refrigerar por meia hora. Sirva em seguida.
Rendimento: 1 a 2 porções
Tempo de preparo: 10 minutos + meia hora
Dica: O ceviche é um coquetel. Sirva em um copinho ou taça (sendo as mais comuns pra isso a de Dry Martini ou a Maria Antonieta).
Origem da receita: #AméricaLatina | #Peru
Uma boa ideia é servir o ceviche como uma entrada, ou mesmo como um de outros petiscos em uma happy hour.
➻ Tanto o tumbo quanto o biribiri são pancs, Plantas Alimentícias Não-convencionais.
➻ Bibliografia: 1 | 2 | 3 | 4 | 5
Receita fácil e vegan para um happy hour: ceviche de banana-da-terra
Reviewed by vivianne pontes
on
3/08/2017
Rating:
Nenhum comentário: