VEJA TAMBÉM:

cozinha

Receita muito simples de pão de casca de abóbora, e é de liquidificador! E vegano!

Pãozinho de casca de abóbora de liquidificador!

Amo tanto abóbora, que nem sei como lidar ♥︎🎃 ♥︎. E por conta disso come-se muita abóbora por aqui. É um tal de abóbora assada, cozida, em sopas, como molho de macarrão, em quibe, em doce...

Mas daí que me incomodava jogar a casca, riquíssima em fibras, pras minhocas na compostagem. De modos que fui pesquisar. Pesquisei, pesquisei, pesquisei, e no fim acabei adaptando uma receita minha mesmo, antiga, de pãozinho de batata. Fiz vários testes, várias vezes, e acabei chegando em várias opções perfeitas (e outras não tanto, que fazem parte do processo).

Pão de casca de abóbora assado.

O pão é uma delícia! E muito mais fácil de fazer do que parece! Funciona bem pro café da manhã, para mini-sanduíches, para servir com pastinhas, pro jantar, e até pra fazer grande como um pão de hambúrguer. Faça, que você não vai se arrepender! E depois corre e vem contar pra gente :-)

INGREDIENTES: PÃO DE CASCA DE ABÓBORA
O que fazer com a casca de abóbora? Pão!
  • 180mL (¾ de xícara) de água
  • 140g (4 colheres de sopa) de açúcar
  • 30g (1½ colher de sopa) de azeite ou outro óleo (OU 50g de manteiga ou margarina)
  • 80g (½ xícara) de abóbora cozida* (OU 2 ovos)
  • 250g (1xícara + 1 colher de sopa) de casca de abóbora cozida e amassada
  • 10g de fermento biológico seco (1 pacotinho)
  • 500g (3½ xícara) de farinha de trigo
  • Fubá para enrolar o pãozinho e untar a forma
*Fazia esse pão com ovos, mas quis retirá-los e veganizar a receita. Para isso fiz vários testes com outros substitutos de ovos, como a chia e a linhaça, e o pão ficou pesado. O melhor no caso foi mesmo o purê de abóbora, mas da abóbora mesmo, e não da casca. Use a abóbora bem cozida, e se não tiver balança meça na xícara quando já estiver amassada. A diferença no resultado final entre a receita vegana e a receita com ovo é nenhuma.

COMO FAZER: PÃO DE CASCA DE ABÓBORA

Pão de casca de abóbora, antes de crescer
  • Lave muito bem a abóbora, com água, sabão e bucha, antes de descascá-la.
  • Para essa receita a casca de abóbora deve estar cozida até ficar macia. Pode ser cozida na água e escorrida. Para cozinhar no microondas use recipiente para cozimento a vapor, ou apenas coloque as cascas em uma tigela, cubra com filme plástico, e ligue por 6 minutos. Abra e cheque, se não tiver macio o suficiente coloque mais 2 minutos.
  • Bata no liquidificador ou processador a água + açúcar + óleo ou manteiga + a casca de abóbora + abóbora cozida (ou ovos) até ficar bastante uniforme. Pode ser que fiquem ainda uns pedacinhos da casca, e tudo bem.
  • Despeje a mistura em um bowl, e adicione os demais ingredientes (farinha e fermento) sovando por uns 10 min, até que a massa fique bastante uniforme. Você também pode fazer essa etapa em uma batedeira com acessório para pão. (Esse acessório tem forma de gancho ou espiral.)
  • Cubra a vasilha com um pano e deixe crescer por 20 min em local fechado (eu coloco dentro do microondas, desligado, claro).
  • Limpe uma superfície, e espalhe um pouquinho de fubá. Molde a massa formando bolinhas (ou o formato que você quiser) de ~50g. O fubá por fora vai dar esse visual crespo do pãozinho pronto.
  • Coloque os pãezinhos em um tabuleiro e deixe crescer por ~50 minutos, ou até dobrarem de volume.
  • Leve ao forno médio (200ºC) pré-aquecido por 15-20 minutos ou até que dourem. 
Tempo de preparo: 1h 30mins.
Rendimento: 20 pãezinhos
Dicas: Esta é uma receita sem ingredientes de origem animal (ou seja, vegana). Os pãezinhos podem ser comidos puros ou com geleias, pastinhas, etc. Os pãezinhos, depois de assados, também podem ser guardados em saquinhos e congelados. Na hora de comer é só esquentar no forno. ;-)

Pão de casca de abóbora por dentro

Comi os pãezinhos com chimia de manga :-)

☞ Esse pão da foto foi feito com casca e purê de abóbora cabotiá (a de casca verde). Mas fiz a receita com abóbora de pescoço e moranga, e o resultado foi idêntico nos três casos. A diferença é na hora de cozinhar a casca, que a kabochá "pediu" +1minuto de microondas. Eu achei que o sabor desse pão com kabochá ficou o melhor, mas outras pessoas provaram e não notaram diferença entre eles. :-)
☞ Essa é uma receita que aproveita ingredientes que normalmente são descartados! :-) Veja mais receitas nas tags #reaproveitamento#semcolesterol | #lactosefree.

Receita muito simples de pão de casca de abóbora, e é de liquidificador! E vegano! Reviewed by vivianne pontes on 3/02/2017 Rating: 5

Nenhum comentário:

Todos os direitos reservados ao Casa e Cozinha

Formulário de contato

Nome

E-mail *

Mensagem *

Tecnologia do Blogger.