Receita saudável, gostosa e sem carne: quibe de abóbora (vegano)
Vem aprender essa receita árabe, deliciosa e saudável ;-)
Tudo começou porque comprei uma acelga, grande como costumam ser as acelgas. Resolvi refogar pra usar de recheio de torta. Daí tava passando uma matéria sobre os refugiados sírios :-(, e pensei em fazer quibe. Lembrei que tinha uma abóbora correndo risco, e coloquei pra assar. Fui pegar cebola na geladeira e encontrei 1 beterraba e 1 batata doce meio tristes, e me senti culpada de deixar perder. Um pouco mais tarde tínhamos 2 assadeiras de quibe de beterraba (com batata doce), e 2 assadeiras de quibe de abóbora.
Mas por que a gastronomia árabe é tão familiar no Brasil?
No final do século 19, muitos árabes de origem cristã, fugindo do islâmico Império Otomano, vieram para o Brasil. Na bagagem cultural trouxeram a culinária do Levante (do Iraque, Jordânia, Líbano, Palestina e Síria). Por isso que hoje muitos pratos dessa gastronomia são conhecidos nossos, como a esfiha, o tabule, o falafel, os kebabs, os pães sírios (ou pita), e o quibe. A cidade síria de Aleppo - que ocupou o noticiário recente por motivos nada felizes, é a história se repetindo :-(- era conhecida por ter mais de 17 tipos de quibe.
Gastronomia é memória. Entender a história e origem dos pratos, e ter respeito por isso, é também uma forma de cultivar empatia.
Mas por que de abóbora?
A abóbora é rica em fibras e zinco. (O zinco atua na síntese das proteínas, melhora a imunidade, o olfato, o paladar e atua junto com o cobre no papel antioxidante e nas cicatrizações. E quem já tomou vitamina com zinco sabe o quanto faz bem!) E vamos combinar: abóbora é deliciosa! Nessa receita ela vai com casca e tudo, para garantir ainda mais fibra!
Essa é uma receita naquele nosso velho esquema: agrada veganos e não-veganos, quem está interessado em comida mais magra, e quem só está interessado em sabor. E o ingredientes são muito fáceis de encontrar. Se nunca provou quibes diferentes, a hora é essa. Se já provou e ama, experimente essa receita especial :-) Vem!
- ½ abóbora (um pouco menos que 500g)
- 2 xícaras de triguilho seco + 3 xícaras de água fervente OU caldo de legumes
- ½ xícara de azeite de oliva
- 1 limão
- 10 dentes de alho
- ½ maço de coentro ou 1 "vassourinha de semente de coentro verde"
- 1 colher de sobremesa de sal
- Pimenta do reino
- 1 pitada de canela
- Recheio: opcional. Mas usei acelga refogada. Você pode usar o que preferir :-).
- Lave bem bem bem a casca da abóbora (eu uso sabão de coco e bucha).
- Corte a abóbora ao meio, e coloque para assar, coberta com papel alumínio, com a parte cortada voltada para baixo. Demora 30-40min pro garfo entrar e sair macio. Tire do forno e deixa esfriar.
- Enquanto a abóbora tá no forno, hidrate o triguilho conforme diz na embalagem. Eu uso 1 xícara e meia de água fervente para cada xícara de triguilho. Se quiser, você pode substituir a água por caldo de legumes.
- No liquidificador bata o azeite + coentro + alho + suco do limão + sal
- Corte a abóbora assada em pedaços menores e bata com casca e tudo no processador até ficar liso. Ou passe no espremedor de batata. Ou amasse com garfo. O que importa é chegar num purê quase liso.
- Junte tudo, acerte o sal, coloque numa travessa untada com azeite, asse por meia hora em forno pré-aquecido.
- Se for usar recheio, coloque a metade do quibe, o receio, e só depois cubra.
- Na hora de servir, coloque um fio de azeite por cima, um pouquinho de pimenta do reino, e folhas de hortelã. Fica de comer com os olhos :-).
Rendimento: 2 assadeiras médias ou 1 grande.
Tempo de preparo: 30 minutos
❄ #podecongelar! Essa é uma receita que você pode congelar! :-) Embale pedaços em filme plástico. Depois, tire do congelador 1 hora antes de comer, ou descongele no microondas. Para realçar o sabor, esquente numa frigideira tampada, em fogo baixo. Sirva com salada.
☞ Para combinar, sirva junto com essa receita de pasta tazatziki, homus e pão árabe. Fica uma delícia!
☞ Procurando mais ideias de receitas árabes? É só clicar aqui!
☞ Procurando mais ideias de entradinhas para servir? Achou! É só clicar aqui!
☞ Essa é uma receita ótima para quem precisa reduzir o colesterol! :-) Veja mais receitas nas tags #diabeticopodesim / #semcolesterol / #lactosefree.
Receita saudável, gostosa e sem carne: quibe de abóbora (vegano)
Reviewed by vivianne pontes
on
2/06/2017
Rating:
Nenhum comentário: