Todos os filmes essenciais que todo interessado em comida deveria assistir - e os links dos food movies na Netflix!
35 filmes de gastronomia /culinária / comida para assistir no feriado, qualquer feriado ;-)
Filme pode deixar a gente triste, feliz, inspirar. Mas os food movies têm um poder especial: sempre nos levam direto pra cozinha pra tentar coisas novas. Pra facilitar sua vida na hora de escolher um food movie que você ainda não viu, me empenhei numa mega-maratona!
Bem, maratona não. Maratona é quando a gente vê tudo de uma vez. É mais certim dizer que no último ano parti em uma cruzada: ver todo food movie (os tais filmes sobre comida) que tinha pra ver, pra no fim fazer uma lista do que valia pena pra você. Claro que não esgoteeei todos os food movies do mundo, mas cheguei bem perto. Vi muito lixo, mas muito filme emocionante, belo, que faz pensar, e que dá aquela fominha.
Daí deixei "curar", passar um tempo, pra entender quais marcaram mesmo, quais têm cenas, diálogos, histórias inesquecíveis. E preparei essa lista, separando o trigo do joio pra você.
Na lista não entraram documentários e nem séries. Esses ficam pra próxima ;-). E a ordem não segue critérios especiais, mas os primeiros filmes são mais fáceis, mais gostáveis, e/ou mais marcantes. E todos são muito bons. Os não ótimos foram pro fim. Divirta-se!
O cozinheiro Raimundo Nonato (João Miguel) conta, da prisão, sua história com muita coxinhas, comida italiana e amor. É um p#ta filme sobre sabores, criatividade e Brasil! Imperdível!
Pra assistir comendo: Coxinha :-D ou massa.
Origem: Brasil.
Tem na Netflix: Não. Mas tem no Youtube. ;-)
Nota IMDB: 7.8
Nossa nota: ♥♥♥♥♥ - se você não viu, veja!
Zinos contrata um chef esquisitão e talentoso, e muda o rumo de sua vida. Filmaço com trilha sonora de sair dançando, e que faz a gente entender a importância de um bom chef em um restaurante. Não deixe de ver, faça isso pra sua vida.
Pra assistir comendo: Espetinhos com salada.
Origem: Alemanha.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 7.3
Nossa nota: ♥♥♥♥♥ - se você não viu, veja!
Uma blogueira e uma cozinheira: a história de duas mulheres que fazem a gente rir, chorar e ficar com vontade de correr pra cozinha. Com Meryl Streep e Amy Adams.
Pra assistir comendo: São muitas, muitas receitas no filme. Mas aqui no Casa&Cozinha a Julia Child já ensinou a fazer pizza de berinjela :-D.
Origem: Estados Unidos.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 7.0
Nossa nota: ♥♥♥♥♥ - se você não viu, veja!
Um ratinho vira chef de cozinha. A melhor animação sobre comida feita até hoje. Miga, sua loka, como você ainda não viu esse filme? :-)
Pra assistir comendo: Ratatouille ou crepe. :D
Origem: Estados Unidos.
Tem na Netflix: Sim! :-D
Nota IMDB: 8.0
Nossa nota: ♥♥♥♥♥ - se você não viu, veja!
Um chef frustrado abre um food truck. É isso, mas é bom. Comédia leve com participações de Robert Downey Jr., Dustin Hoffman e Scarlett Johansson.
Pra assistir comendo: Mandioca frita. Ou melhor: mandioca frita com ketchup de banana.
Origem: Estados Unidos.
Tem na Netflix: Sim! :-D
Nota IMDB: 7.3
Nossa nota: ♥♥♥♥ - Divertido, fácil, fofo :-)
Filme fofo que conta a história de Nigel Slater, hoje um famoso cozinheiro. Um estilo meio Wes Anderson, e tem "Bates Motel" Freddie Highmore de protagonista, e a Helena Bonham Carter. O diretor, S.J. Clarkson, é muito ativo em séries, e já dirigiu episódios de Jessica Jones, Orange is the new black, Dexter, e a lista não para nunca. Não deixe de ver. Ainda mais que tem na Netflix :-)
Pra assistir comendo: Essa maravilhosa torta de limão.
Origem: UK.
Tem na Netflix: Sim! :-D
Nota IMDB: 6.7
Nossa nota: ♥♥♥♥ - Lindo, delicado, esteticamente perfeito.
Esse foi o primeiro "filme de chef" que assisti, acho que em 2002. Martha tem uma vida chata em Hamburgo. Daí a irmã morre e ela tem que cuidar da sobrinha, etc, etc, o que importa é: o filme é cheio de conselhos maravilhosos para quem leva a criação de uma refeição a sério, seja um chef profissional ou um cozinheiro em casa. É um excelente filme, e sua refilmagem é o mediano "Sem reservas", que tá na lista láaa embaixo.
Pra assistir comendo: Nhoque.
Origem: Alemanha.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 7.3
Nossa nota: ♥♥♥♥♥ - se você não viu, veja!
O filme retrata o banquete que François Vatel, inventor do chantilly, preparou em 1671 para o rei Luís XIV. A história de um dos cozinheiros mais famosos da História. Filme essencial.
Pra assistir comendo: Suspiros! Ou outro doce.
Origem: França/UK/Bélgica.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 6.6
Nossa nota: ♥♥♥♥♥ - se você não viu, veja!
É tanta, tanta comida! É um filme sobre mulheres, Babette e comida. Muita comida. :-D
Pra assistir comendo: Panquecas, porque é a única coisa fácil de fazer que aparece no filme.
Origem: França/UK/Bélgica.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 7.9
Nossa nota: ♥♥♥♥♥ - se você não viu, veja!
É mais um filme dos vários sobre chocolate. Mas esse é excepcional, e um prato cheio (de chocolate) pra quem gosta de Amèlie Poulain.
Pra assistir comendo: Qualquer coisa com chocolate. :D
Origem: França.
Tem na Netflix: Não. Mas tem no Youtube. ;-)
Nota IMDB: 6.9
Nossa nota: ♥♥♥♥♥
Esse filme é tão difícil de conseguir uma cópia boa de ver que deveria ter ido pra lista de baixo. Mas é tão essencial que precisa estar aqui. :-) A cena inicial, do preparo de um jantar, é uma pérola, e você pode ver aqui.
Pra assistir comendo: Família feliz. :D
Origem: Taiwan.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 7.8
Nossa nota: ♥♥♥♥♥ - se você não viu, veja! A gente sabe que é difícil, mas tente.
Tem gângster, traição, cozinha e uma bagunça danada. Um filme divertido, mas que vale mesmo pela estética. E pelas toneladas de comida. :-)
Pra assistir comendo: Um assado.
Origem: França.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 7.6
Nossa nota: ♥♥♥♥
Bem humor negro, meio Sweeney Todd (que é posterior), surrealista. Filme do início de carreira do mesmo diretor de Amelie Poulain.
Pra assistir comendo: Nada, você vai perder a fome. Ou toma um chá.
Origem: França.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 7.7
Nossa nota: ♥♥♥♥
Esse eu confesso que demorei terminar. Comecei e parei, comecei e parei. Comecei e parei. Daí tava assistindo (confesso que pela 3a vez) o episódio do noodle de Mind of a Chef com o David Chang, e pensei: é hoje! Não me arrependi e tô aqui pedindo pra você insistir também. Sim, é um filme sobre noodle, ramen, ~miojo. :-)
Pra assistir comendo: Miojo! :D
Origem: Japão.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 7.9
Nossa nota: ♥♥♥♥
Sabe cheiro que te lembra tempo? Pois então... quando sente o cheiro de papaia verde, Mui lembra do tempo em que, menina, era doméstica. Dá pra sentir até o cheiro, do lado de cá da tela. :-)
Pra assistir comendo: Ramen.
Origem: Vietnã.
Tem na Netflix: Não. Mas tem no Youtube ;-).
Nota IMDB: 7.4
Nossa nota: ♥♥♥ - A partir de 1h39min, Mui aprende a fazer um prato. Essa cena é uma obra-prima. Mas o filme é longo e lento.
A história real de uma chef que recebe um convite para ser a chef particular do então presidente francês François Mitterrand. É uma outra visão da cozinha profissional, aqui num romance leve.
Pra assistir comendo: Sopa de cebola ou gougère, o pão de queijo francês.
Origem: França.
Tem na Netflix: Sim! :-D
Nota IMDB: 6.4
Nossa nota: ♥♥♥♥
No sul da França um restaurante de imigrantes indianos é aberto em frente a um restaurante estrelado no guia Michelin. Rola uma guerra de vizinhos antes do final feliz. Mas o que interessa no filme é a jornada do cozinheiro aprendendo os segredos da gastronomia francesa, sem abandonar a tradição indiana. Filme super válido em tempos de migrações e assimilações culturais. Ah, preste atenção na caixa de temperos herdada da mãe <3
Pra assistir comendo: Um curry, ou um prato condimentado.
Origem: Estados Unidos.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 7.3
Nossa nota: ♥♥♥♥
Um bistrô no dia dos namorados, e muitos arranjos de amores :-) Veja o trailer acima.
Pra assistir comendo: Abre um vinho, que tá perfeito. :D Ou toma um café.
Origem: Bélgica.
Tem na Netflix: Não. :-(
Nota IMDB: 5.9, nada justa!
Nossa nota: ♥♥♥ - um ótimo filme.
Ou porque são difíceis de achar, ou porque não são tão essenciais assim, mais filmes pra ver depois (ou antes, né?) da lista acima :-) Todos com o link do IMDB.
Chocolate (2000): IMDB 7.3 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥♥♥, é bom. Mas é romântico com o Johnny Depp. Então desceu pra essa lista aqui, porque ninguém é obrigada a ver filme romântico com quem bate em mulher.
Today's special (2009): IMDB 6.7 | Netflix: sim | Nossa nota: ♥♥♥♥, é bom e tem na Netflix. Sobre um chef que redescobre os temperos de sua Ìndia natal.
O tempero da vida (2003): IMDB 7.3 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥♥♥, é muito bom, e faz uma analogia linda sobre gastronomia e astronomia. Mas é bem difícil de achar.
Compulsão: IMDB 7.4 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥♥♥. Amy (Heather Graham) é uma chef que sente prazer em ver as pessoas comerem. É um filme bom no aspecto gastronômico, mas incômodo. Veja o trailer aqui.
Sabor da vida / Sweet bean: IMDB 7.4 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥♥, filme delicado e especial. Mas difícil de achar.
Como um chef / Comme un chef: IMDB 6.6 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥♥, é com o Jean Reno, um sessão da tarde gostoso de ver.
Sabor da paixão / Woman on top: IMDB 5.3 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥♥, esse todo mundo já viu, né? Com a Penélope Cruz e o Murilo Benício.
The Lunchbox (2013): IMDB 7.8 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥♥, as comidas são lindas, o filme emocionante. Mas a velocidade é de filme não-americano. O que pode ser bom, mas não é o caso.
East side sushi (2014): IMDB 6.3 | Netflix: sim | Nossa nota: ♥♥♥, em tempos de tanta discussão sobre apropriação cultural e assimilação, tá aí um bom filme.
Tortilla soup / Sabores da vida (2001): IMDB 6.5 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥♥, filme baseado em Eat drink man woman, que tá na lista lá de cima.
The Ramen Girl (2008): IMDB 6.3 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥♥, com a fofa Brittany Murphy tentando virar cozinheira de ramen. É divertido, mas é bem difícil de achar.
Como água para chocolate (1992): IMDB 7.2 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥, a história sobre uma cozinheira que transfere seus sentimentos pra comida é boa, mas bem melhor em livro, e o filme envelheceu mal.
Sem reservas (2007): IMDB 6.3 | Netflix: sim | Nossa nota: ♥♥, cópia mais sem graça de Bella Martha, mas tem na Netflix.
Pranzo di ferragosto: IMDB 7.0 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥, é um filme italiano cansado, cru, sobre o almoço no dia mais quente do ano, na Itália.
Heartburn (1986): IMDB 6.0 | Netflix: não | Nossa nota: ♥♥, tem Meryl Streep, tem Jack Nicholson, e é dirigido por Nora Ephron. Mas dá raiva, e é difícil de achar.
Burnt (2015): IMDB 6.6 (como??? devia ser 4) | Netflix: não | Nossa nota: ♥, tem Bradley Cooper, mas isso não compensa o filme que é bem ruim. Mas entrou na lista porque é bem famoso. Mas ó, se não tiver com tempo sobrando fuja!
***
Um pedido: essa lista foi feita com cuidado, com muitas, muitas horas de atenção. Portanto se gostar, não copia não: compartilha o link. Tá bom?
E por fim, gosta de food movies, e viu algum desses filmes? Compartilha sua opinião também, aqui nos comentários! :D Algum filme que você gosta não apareceu aqui? Conta pra gente!
Todos os filmes essenciais que todo interessado em comida deveria assistir - e os links dos food movies na Netflix!
Reviewed by vivianne pontes
on
2/14/2017
Rating:
Nenhum comentário: